A Neoenergia Coelba realizou mais de 700 ações de combate ao furto de energia em Camaçari durante o terceiro trimestre de 2026. Entre julho e setembro, foram identificadas ligações clandestinas em 665 unidades consumidoras do município.
De acordo com a empresa, as ações resultaram na recuperação de 2,7 gigawatts-hora (GWh) de energia. O volume, segundo a Coelba, seria suficiente para abastecer durante 30 dias uma população de mais de 21 mil pessoas, número semelhante ao de habitantes de Saubara.
As operações são realizadas a partir do monitoramento do consumo e de ações de fiscalização. Segundo a empresa, inconsistências identificadas nos sistemas podem direcionar equipes especializadas para verificar as unidades consumidoras.
“Nossas operações de combate às fraudes de energia são realizadas de forma contínua e a partir de uma estratégia que combina inteligência, programação e profissionais especializados. Por meio dos nossos sistemas de monitoramento, também identificamos inconsistências de consumo em unidades e podemos direcionar equipes especializadas para atuação”, comenta Ricardo Bastos, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.
Além de ser considerado crime pelo Código Penal, o furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica e aumentar os riscos de acidentes, afetando também o fornecimento para outros consumidores. As ligações clandestinas podem ainda comprometer a segurança de moradores e trabalhadores que circulam nas áreas onde são realizadas.
Casos suspeitos de furto ou fraude de energia podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 116. A orientação é que os consumidores não tentem interferir ou se aproximar de instalações elétricas irregulares, devido ao risco de acidentes.
Camaçari Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos afirma que BYD discutiu futuro da fábrica com Prefeitura, mas montadora mantém negativa
Oportunidade Cursos gratuitos de capacitação são oferecidos no Senac em Camaçari
Eleições 2026 BYD nega pedido de reunião sobre eleições após fala de Ivoneide Caetano e descarta saída de Camaçari
Futebol Obras do novo CT do Bahia avançam em Camaçari; entrega está prevista para dezembro de 2027
Operação Leakage Polícia Civil apreende aproximadamente uma tonelada de drogas em Camaçari
Cultura “Da Missa ao Corpo” reúne dança, memória e improvisação no Teatro Cidade do Saber