Os médicos que atendem através do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia (Planserv) iniciaram paralisação das suas atividades desde a quarta-feira (6). Em nota, o Sindicato dos Médicos da Estado da Bahia (Sindimed-BA), explica que a categoria reivindica reajuste nos valores pagos pelo plano, o que de acordo com o grupo não ocorre desde 2015;além de fim da política de cotas financeiras; e pagamento de honorários feito diretamente aos médicos, sem intermediação dos hospitais.
Ainda de acordo com Sindicato dos Médicos da Estado da Bahia (Sindimed-BA), apenas os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos pelo plano, já os serviços eletivos estão suspensos.
O Planserv informou que adotará todas as medidas cabíveis para que sejam cumpridos os contratos com as entidades de saúde, "garantindo o atendimento aos beneficiários, sem nenhum custo extra". Em nota, o plano explicou ainda que os hospitais e clínicas tem obrigação contratual de atender as pessoas que têm o plano.
Ainda segundo o Planserv, é mantido a relação contratual apenas com as entidades de saúde - clínicas, hospitais e laboratórios-, sem vínculo direto com profissionais liberais. Em janeiro de 2019, os médicos anestesistas que atendem pelo plano iniciaram paralisação.
Após reuniões entre representantes da categoria e o plano, o Sindimed informou que todos os esforços foram tentados pelos médicos, em busca uma negociação que pudesse atender às reivindicações apresentadas em diversas oportunidades. Cerca de 500 mil beneficiários do Planserv, do sistema eletivo, que não inclui urgência e emergência, estão sem atendimento na Bahia.
Ensino Superior Inscrições para o vestibular da Uneb terminam na próxima semana
Operação Integrada Bahia terá reforço da Polícia Civil em todos os municípios durante as Eleições 2026
Mobilidade Ônibus intermunicipais, ferry boat e lanchinhas: transportes da Bahia serão gratuitos nas Eleições 2026
Grave acidente Carretas colidem na BR-101, em Alagoinhas; motorista fica preso às ferragens
Saúde Em apenas um ano, tirzepatida, do Mounjaro, chega ao 2º lugar entre os medicamentos que mais faturaram no Brasil
Combate ao crime Bahia transfere cinco líderes de facções para presídios federais de segurança máxima