Terça, 29 de Setembro de 2026 21:37
(71) 99663.6360
Geral Bahia

Adolescente de 16 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica

A causa da morte, ocorrida no dia 11 de junho no Hospital Regional de Irecê, foi confirmada nesta segunda-feira (17)

18/06/2019 16h56 Atualizada há 7 anos atrás
Por: Redação Fonte: Correio 24h
Adolescente de 16 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica

A 15ª vítima de dengue da Bahia este ano é uma jovem de 16 anos, de Presidente Dutra, cidade que, de acordo com o Ministério da Saúde, está entre os 104 municípios do estado com risco de surto para arboviroses – dengue, zika ou chikungunya.

A causa da morte, ocorrida no dia 11 de junho no Hospital Regional de Irecê, foi confirmada nesta segunda-feira (17) pelo Núcleo Regional de Saúde, segundo o qual falta apenas confirmar qual o tipo de dengue levou a garota à morte.

A suspeita é que ela tenha morrido por dengue hemorrágica, pois o estado de saúde dela se agravou um dia após chegar ao hospital, com fortes dores na barriga. Outras 11 mortes por suspeita de dengue na Bahia estão em investigação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade de Presidente Dutra, que tem 15 mil habitantes e está localizada no Centro-Norte da Bahia, possui índice de infestação predial de 8,4% – a partir de 4%, o ministério classifica como risco de surto.

A cidade também está na lista dos 50 municípios do estado com risco médio para ocorrências de surto/epidemia de dengue, conforme a classificação do coeficiente de incidência do Ministério da Saúde.

Em Presidente Dutra, que já teve 28 casos prováveis de dengue registrados este ano, o coeficiente de incidência é de 185,2 por cada 100 mil moradores.

No recorte do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes representa baixo risco para ocorrência de surtos/epidemias; entre 100 a 299 casos é classificado como médio risco e acima de 300 casos há alto risco.

A Bahia possui 75 cidades para alto risco de surto/epidemia. O Ministério da Saúde explica que o recorte de coeficiente de incidência serve só para dengue porque para as outras arboviroses (zika e chikungunya) “a série histórica ainda não permite estabelecer um parâmetro para estimar a probabilidade de ocorrência de surtos e epidemias”.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado registra oito casos de dengue por hora em 2019, uma alta de 459% em relação ao mesmo período de 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.