O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) condenou os Correios a pagar R$ 20 mil a um gerente de uma agência em Rodelas, no norte da Bahia, que foi assaltado três vezes, em um período de 8 meses.
O caso foi julgado pela Quarta Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5-BA), que aumentou o valor da indenização, inicialmente fixada em R$ 3 mil pela Vara do Trabalho de Paulo Afonso, cidade também no norte baiano.
Conforme o TRT, os desembargadores acataram o argumento de que os Correios "executam também atividades típicas dos bancos, movimentando significativa quantidade de dinheiro, o que determina a responsabilidade objetiva da empresa (quando não é necessária a comprovação de culpa, mas somente a comprovação da ocorrência do dano e o nexo causal)".
Conforme o TRT, o gerente disse que, durante os assaltos, esteve sob ameaça de revólver e que os crimes causaram traumas psicológicos nele. A vítima também informou que em relatórios de Apuração de Delitos de Roubo e Furto Qualificado em Agências de Correios consta que a agência da cidade de Rodelas é de alto risco e trazia condições de insegurança.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, em defesa, a empresa informou que a segurança do cidadão é dever do estado e não tem responsabilidade pelo assalto. Além disso, disse que o Banco Postal não se enquadra como instituição financeira por ser um correspondente bancário, o que não se aplica a condição de responsabilidade civil objetiva.
Mobilidade Ônibus intermunicipais, ferry boat e lanchinhas: transportes da Bahia serão gratuitos nas Eleições 2026
Grave acidente Carretas colidem na BR-101, em Alagoinhas; motorista fica preso às ferragens
Saúde Em apenas um ano, tirzepatida, do Mounjaro, chega ao 2º lugar entre os medicamentos que mais faturaram no Brasil
Combate ao crime Bahia transfere cinco líderes de facções para presídios federais de segurança máxima
Proteção Infantil Braskem amplia mobilização de fornecedores contra exploração sexual infantil nas estradas
Tragédia na Estrada Polícia Civil identifica sete vítimas fatais de acidente com ônibus na Chapada; soldado é sepultado neste domingo