A Operação Ícaro, deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Comando de Policiamento Regional (CPR) Central, na manhã de hoje (9), desmontou parte de uma organização criminosa que movimentava R$ 2 milhões por mês. Quatorze mandados de prisão foram cumpridos contra integrantes da facção.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o alvo principal da operação recebeu a visita de equipes da PM e PC, no Conjunto Penal de Lauro de Freitas. Com apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, a Coordenação de Narcóticos do Draco confirmou que o detento, fundador e líder da organização criminosa, continuava dando as ordens para ações ilícitas.
Além de tráfico de drogas, roubos a bancos, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e corrupção de menores, o grupo lavava dinheiro comprando imóveis e veículos. Um deles, no edifício Citta, no bairro do Imbuí, foi adquirido com "dinheiro vivo".
"Estamos diante de um grupo organizado, com ramificação em São Paulo. Na cidade de Ribeirão Preto prendemos um traficante baiano, responsável pelas remessas de armas e drogas para Salvador e RMS. Nosso efetivo estava monitorando essa facção há seis meses", destacou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.
Com os criminosos a polícia sequestrou um apartamento no bairro do Imbuí, localizou aproximadamente 300 mil reais em espécie, cerca de 300 kg de maconha, cocaína e crack, uma espingarda norte americana calibre 12, carregadores, munições, seis veículos, 55 celulares, um cofre e embalagens plásticas.
"Solicitamos e conseguimos, com apoio da Justiça e Ministério Público Estadual, o bloqueio de 32 contas bancárias. Através delas os criminosos faziam transferências e lavavam dinheiro", explicou a titular da Coordenação de Narcóticos, delegada Andréa Ribeiro.
O comandante do CPR-Central, coronel Paulo Coutinho, enfatizou o empenho das equipes e informou que o patrulhamento continuará intensificado no bairro de Sussuarana. "O cerco está fechado contra esta facção. A população pode ajudar denunciando", acrescentou o oficial.
Tragédia na Estrada Polícia Civil identifica sete vítimas fatais de acidente com ônibus na Chapada; soldado é sepultado neste domingo
Polêmica Fila da regulação vira alvo de protesto contra Jerônimo em Senhor do Bonfim
TRAGÉDIA NA ESTRADA Ônibus tomba na BR-122 e deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia