A cúpula da CPI da Pandemia avalia que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello está buscando formas de evitar comparecer ao depoimento na comissão, que estava previsto para quarta-feira (5) e foi remarcado para o dia 19 sob a alegação do contato do general com pessoas contaminadas pela Covid-19.
"O que me parece, é que existe uma determinação do senhor Eduardo Pazuello em não comparecer a essa CPI. É um direito que lhe assiste. Comenta-se, inclusive, que ele vai buscar um habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal. Peticionar é um direito que assiste a todos", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em entrevista coletiva após a oitiva do sucessor de Pazuello, Marcelo Queiroga.
Randolfe afirmou que a comissão deposita a "fé pública" nas palavras do comandante do Exército, general Paulo Sérgio de Oliveira, que foi quem informou à CPI a impossibilidade do comparecimento de Eduardo Pazuello. No entanto, o vice-presidente da comissão voltou a dizer que vai protocolar um requerimento para que a CPI peça o resultado do teste para Covid-19 do ex-ministro, "para ficar patente a razão do adiamento".
Queiroga
O senador afirmou à imprensa que a avaliação do depoimento de Marcelo Queiroga é a de que o ministro da Saúde evitou manifestar sobre as questões colocadas para evitar atritos com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
"Fica patente que o ministro discorda, mas não tinha como dizer aquilo", avaliou Randolfe Rodrigues. O senador da Rede afirmou que o depoimento do atual ministro da Saúde deve ser inserido para "recontar a trajetória" do Ministério da Saúde durante a pandemia.
"No meu sentir, me parece que esse depoimento foi importante para entendermos a sequência no enfrentamento da pandemia", disse Randolfe.
Bolsonaro
O senador Randolfe Rodrigues criticou Jair Bolsonaro e as últimas falas dele a respeito da CPI da Pandemia. Para o parlamentar da oposição, Bolsonaro vem tentando desviar o foco dos trabalhos da comissão por estar preocupado com os rumos do inquérito.
"Presidente fica todo o dia tentando mudar o foco e atacar a comissão", disse o senador, criticando as falas do presidente durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (6).
Justiça TSE dá 24 horas para Meta dar informações sobre igualdade de campanhas
Eleições 2026 André Janones é internado na UTI após arritmia cardíaca depois de debate entre Lula e Flávio
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro tem 50,3% e Lula, 49,7% dos votos válidos, aponta BTG/Nexus a seis dias do 2º turno
Debate na Band Flávio é cobrado por R$ 134 mi de Vorcaro e cita R$ 30 mi a instituto Lula
Eleições 2026 Flávio questiona sobre Luchsinger e Lula diz que ela é questão da PF
Ato na Barra Capitão Alden rebate Ivoneide sobre a BYD e acusa deputada de divulgar informação falsa