Quinta, 24 de Junho de 2021
(71) 99663.6360
Geral Benefício

Governo avalia auxílio emergencial de transição para novo Bolsa Família

Com atraso na vacinação, Economia e Cidadania avaliam prorrogar benefício emergencial por dois ou três meses antes do anúncio do novo formato do programa social

07/06/2021 09h01
Por: Maryane Meira Fonte: CNN
Divulgação
Divulgação

Com o atraso na vacinação do país, o governo federal avalia estender o auxílio emergencial por um curto período, em uma espécie de transição para a criação do novo formato do Bolsa Família. A ideia discutida pelos ministérios da Economia e da Cidadania é prorrogar o benefício emergencial por mais dois ou três meses, até que uma maior parcela da população adulta seja imunizada contra o coronavírus.

A nova extensão, que seria menor que o período atual de quatro meses, é baseada nos cronogramas de vacinação anunciados por gestões estaduais. O governo de São Paulo, por exemplo, prometeu imunizar toda a população até o final de outubro.

A possibilidade de criar uma transição para o fim do auxílio emergencial atende a pedidos de integrantes do bloco do centrão, que vinham cobrando do governo federal que a ajuda financeira fosse paga por mais tempo diante do quadro de dificuldade econômica.

Hoje, o valor médio do auxílio emergencial é de R$ 250. A ideia é que o novo Bolsa Família, hoje pago em uma quantia média de R$ 190, seja equiparado ao auxílio emergencial e expandido para um número maior de beneficiários.

Segundo assessores presidenciais, para este ano, o governo federal tem capacidade financeira para reformular o programa de assistência, já que o pagamento do auxílio emergencial diminuiu os gastos com o Bolsa Família.

A dúvida, discutida pela equipe econômica, é se haverá fôlego no orçamento do próximo ano para uma ampliação da iniciativa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 18h08 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
13 km/h Vento
65.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva