Terça, 27 de Julho de 2021
(71) 99663.6360
Geral Antiparasitário

Oxford vai testar efeitos da ivermectina contra a covid-19

Universidade conduz estudo para verificar eficácia de medicamentos

23/06/2021 15h24
Por: Keila Abreu Fonte: Correio 24 Horas
Reprodução/Desconhecida
Reprodução/Desconhecida

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, disse nesta quarta-feira (23) que está conduzindo um estudo sobre os efeitos do medicamento antiparasitário ivermectina contra a covid-19, em pacientes que se recuperam da doença em ambientes não hospitalares. A ideia é verificar também se o medicamento pode causar algum dano a essas pessoas.

O estudo, batizado de Principle (Princípio), é apoiado pelo governo britânico. Até agora, ele já mostrou que os antibióticos azitromicina e doxiciclina são ineficazes no estágio inicial da covid-19. 

"Ao incluir a ivermectina num estudo de larga escala como o Principle, esperamos gerar evidências robustas para determinar quão eficaz é o tratamento contra a covid-19 e se há benefícios ou malefícios associados ao seu uso", diz o pesquisador Chris Butler.

A ideia de analisar a ivermectina é influenciada por ser um medicamento disponível globalmente e considerado relativamente seguro, com poucos efeitos colaterais. Normalmente, o remédio é usado contra piolhos e sarna e outras doenças parasitárias. 

Esse será o sétimo tratamento investigado pelo projeto, junto com o antiviral favipiravir. A equipe vai administrar a ivermectina para pessoas com mais de 50 anos que tenham sintomas de covid-19 para evitar se isso vai ajudar a evitar hospitalizações. Pessoas com doenças hepáticas graves, que tomam anticoagulante varfarina ou outros remédios que têm interação conhecida com a ivermectina não farão parte da pesquisa.

 

O medicamento tem uso não recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a covid-19 e autoridades reguladoras da União Europeia e dos EUA. Mesmo assim, vem sendo usado em tratamentos em alguns países, como Índia e África do Sul. No Brasil, o remédio também é prescrito com frequência contra a covid-19 e faz parte do kit covid, defendido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

O kit inclui medicamentos que estudos já mostraram ser ineficazes contra o coronavírus, como a cloroquina, e é tema controverso no país. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dias d'Ávila - BA
Atualizado às 12h56 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 27°

28° Sensação
17.4 km/h Vento
60.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens