Sábado, 26 de Setembro de 2026 18:20
(71) 99663.6360
Geral Interrompidos

Facebook e Instagram voltam a funcionar após ficarem 6 horas fora do ar

A falha aconteceu por conta de um problema entre a comunicação do servidor de origem e o dispositivo de rede.

04/10/2021 19h22
Por: Fonte: CNN
Reprodução
Reprodução

Após uma tarde fora do ar, o Facebook e o Instagram começaram a normalizar os serviços no início da noite desta segunda-feira (4), enquanto WhatsApp segue com os serviços interrompidos.

 O que aconteceu?

Os aplicativos e as versões web do WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficaram fora do ar no começo da tarde desta segunda-feira (4), por volta de 12h30. Segundo as empresas, a falha — global — aconteceu por conta de um problema entre a comunicação do servidor de origem e o dispositivo de rede.

 
 

O motivo da interrupção não foi imediatamente esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado.

Por volta das 13h no horário do leste dos EUA, a ThousandEyes, divisão de análise de Internet da Cisco, disse no Twitter que seus testes indicam que a interrupção se deve a uma falha contínua de DNS. O DNS traduz nomes de sites em endereços IP que podem ser lidos por um computador. Geralmente é chamada de “lista telefônica da Internet”.

Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.