A Fiocruz demonstrou preocupação com a situação atual da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (19) pela fundação, a imunização contra a doença está estagnada e, em relação à dose de reforço, ainda sofre uma desaceleração.
Por considerar a vacinação a "principal ferramenta no controle da pandemia", a Fiocruz recomenda que o momento de suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em diversos estados deveria ser acompanhado pela adesão à ação.
Segundo dados do boletim, a primeira dose teve melhor adesão entre de junho até setembro de 2021, quando houve um aumento médio de 3% nas aplicações a cada semana. Já o pior período é o atual, que começou em fevereiro, com crescimento médio de 0,3% por semana. A adesão às doses únicas ou segundas doses se assemelham ao padrão analisado nas primeiras aplicações, com pequenas variações.
A terceira dose teve, inicialmente, um crescimento lento, que durou até dezembro do ano passado. Nos próximos meses, houve um aumento maior (2,62% de por semana), até fevereiro. Depois, a fase da vacinação teve uma queda, que permanece até então.
TRAGÉDIA NA ESTRADA Ônibus tomba na BR-122 e deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia
Polícia Homem é preso em Salvador por furto de motocicletas em São Sebastião do Passé
Investigação Operação Iceberg prende último alvo e completa 12 capturas na Bahia
Mata de São João Açougueiro é preso preventivamente após atacar esposa com faca em Imbassaí; filhos presenciaram violência
JUSTIÇA MPBA denuncia sete PMs por supostas agressões durante Carnaval de Salvador