Mais de 400 aves foram apreendidas pela Polícia Federal na Operação Voo Livre, deflagrada na manhã desta terça-feira (05) nas cidades de Simões Filho e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O objetivo da operação é cumprir mandados judiciais decorrente de investigação relativa ao tráfico ilegal de animais.
A investigação teve início com a apreensão de uma Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), que estava sendo comercializada, com anilha falsa, juntamente com outras aves da fauna silvestre nacional.
No decorrer da apuração da Polícia Federal, foi identificada a existência de uma associação criminosa entre comerciantes de aves ilegais, da fauna silvestre e exótica, que negociam animais de difícil reprodução em cativeiro, como Araras e Tucanos, o que indica que muitos tenham sido retirados ainda filhotes da natureza, para anilhamento, criação e revenda.
A operação acontece com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres CETAS/INEMA.
Tráfico ilegal de animais
O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida, quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).
Nesta terça, equipes da Polícia Federal, com apoio da COPPA/PM, cumpriram nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, sendo os animais aprendidos sido encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do INEMA, para reabilitação e possível devolução a natureza.
Os investigados pela comercialização dos animais irão responder pelos crimes de tráfico e maus-tratos de animais, associação criminosa, receptação e falsificação de selo ou sinal público. As penas, somadas, podem chegar a 15 anos de reclusão.
Processo Seletivo Inscrições para seleção do IBGE terminam nesta quinta (09) às 14h
Operação Polícia Civil desarticula grupo criminoso que extorquia provedores de internet em Simões Filho
Trânsito Trecho da BR-324 no sentido Feira de Santana é liberado após interdição
Turismo Festival Sabores de Itacaré começa nesta sexta (10) com shows gratuitos de Filhos de Jorge e Noelson do Cavaco
Economia Governo adia reunião que pode aumentar etanol na gasolina para 32%
Apoio logístico Justiça Eleitoral começa a convocar mesários para eleições de outubro