Sábado, 15 de Junho de 2024 18:24
(71) 99663.6360
Entretenimento Cultura

Caixa Cultural Salvador abre inscrições para oficinas com o artista pernambucano Jeff Alan

Curso na área de desenhos, com foco em retratos, será gratuito e terá 40 vagas distribuídas em duas turmas

11/06/2024 15h39 Atualizada há 4 dias
Por: Gabriel Seixas Fonte: Ascom
Fernanda Maia
Fernanda Maia

A CAIXA Cultural Salvador vai sediar, nos dias 13 e 14 de junho, as oficinas de desenhos facilitadas pelo artista visual Jeff Alan, que está em temporada na casa com a mostra "Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan". Os encontros têm duração de duas horas, e acontecem das 14h30 às 16h30. Quarenta vagas estão abertas ao público, com a opção de até 20 lugares por dia. O projeto tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever através de Formulário Virtual. O curso é indicado para que já tem experiência, especialmente no campo do desenho e da pintura, além de ter idade igual ou superior a 12 anos. Nas atividades, Jeff Alan compartilha a sua vivência, com foco especial em retratos, ao mostrar como a iluminação pode dar vida e volume às imagens.

Os efeitos de luz e sombra na percepção das formas são os conteúdos centrais do curso, que também tem o propósito de incentivar o autoconhecimento através do desenho. Os participantes serão incentivados a criar retratos, deles mesmos ou de outras pessoas. 

O projeto das oficinas, assim como a mostra do artista que está  em cartaz atualmente, integra o Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2023/2024.

Comigo Ninguém Pode

A mostra "Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan" apresenta personagens reais das periferias do Recife e de outras capitais. O protagonismo negro presente nas telas segue em temporada na Caixa Cultural até o dia 28 de julho, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h30. No próximo dia 15 de junho, às 15h, acontece uma visita guiada com a presença do artista, seguida de uma tarde de autógrafos, às 16h.

Nas 41 obras, duas delas feitas exclusivamente para a exposição baiana, o artista apresenta ao público as expressões, trejeitos, traços e texturas retintas de negritudes testemunhadas em seu dia a dia. A mostra traz no próprio título a força da ancestralidade e do olhar que impulsiona a arte de Alan: o desejo de expandir conexões e de ampliar as possibilidades de existências negras.

Sob a curadoria de Bruno Albertim, o projeto enobrece pessoas pretas nas telas e estampam novos lugares para si. A mostra disponibiliza obras, de diversas dimensões, em acrílica sobre tela e desenho sobre papel e conta com legendas em braile e QR code com a audiodescrição das peças. Os profissionais que atuam nessa iniciativa, da seleção da monitoria ao curador, artista, produção e assessoria são todas pessoas negras.

Sobre o artista

Jefferson Alan Mendes Ferreira da Silva nasceu artista – e sonhava em ser, exatamente, quem ele é hoje. Quando criança, imaginava expor suas telas pelo mundo. O artista já teve suas obras expostas em países como França e Inglaterra. Atualmente, é considerado – pela crítica e pelo público – um dos nomes mais promissores das artes visuais no mercado de arte contemporânea brasileira. 

Serviço

Oficinas Artísticas com o autor da Exposição "Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan"

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA

Datas: 13 e 14 de junho de 2024 (quinta e sexta-feira)

Horário: 14h30 às 16h30

Público-alvo: pessoas com alguma experiência artística, a partir dos 12 anos. Vagas: 40 (sendo 20 por dia)

Visita Guiada – "Comigo Ninguém Pode"

Data: 15 de junho (sábado)

Horário: 15h (seguida de tarde de autógrafo, às 16h)

Entrada gratuita

Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h30

Classificação indicativa: Livre

Entrada franca

Mais Informações: (71) 3241 4200 | CAIXA Cultural

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mata de São João, BA
Atualizado às 17h04
23°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

24° Sensação
1.46 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (2.46mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/06)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuva