Sábado, 15 de Junho de 2024 16:44
(71) 99663.6360
Mata de São João 11 e 12 de junho

Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João com serviços de cidadania

RG, Certidão de Nascimento e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista são alguns dos serviços oferecidos.

11/06/2024 19h46 Atualizada há 4 dias
Por: Luana Velloso Fonte: Mais Região
Foto: Ascom/SJDH
Foto: Ascom/SJDH

A Caravana de Direitos Humanos chegou a Mata de São João para oferecer uma série de serviços essenciais de cidadania e promoção de direitos. Durante os dias 11 e 12 de junho, das 09h às 16h, a comunidade local poderá se beneficiar de serviços gratuitos no Colégio Estadual Getúlio Vargas, situado na Praça Amado Bahia.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), visa garantir o acesso à justiça e à cidadania. Entre os serviços disponíveis, estão a .emissão de RG, Certidão de Nascimento e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) Além disso, haverá reconhecimento de paternidade e oferta de cursos, oficinas e capacitações em direitos humanos.

A escolha de Mata de São João foi baseada em dados importantes. Segundo o IBGE (2022), o município possui cerca de 737 crianças ou recém-nascidos não registrados, representando um índice de 1,09% de sub-registro civil de nascimento. Ademais, 331 alunos matriculados em 2023 nas escolas estaduais locais não possuem o registro paterno em suas certidões de nascimento, conforme dados da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

A Caravana articula as políticas das superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), da Pessoa com Deficiência (Sudef), de Proteção ao Consumidor (Procon) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Também envolve secretarias de governo como SSP, Setre, SEC, SDR, Seagri e ARPEN, além de instituições do Sistema de Justiça como o Ministério Público do Estado da Bahia e a Defensoria Pública Estadual. As prefeituras dos municípios do território de identidade também participam da mobilização para garantir que todos os serviços estejam acessíveis à população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 14h04
26°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

27° Sensação
3.74 km/h Vento
68% Umidade do ar
100% (2.46mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/06)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuva