Sábado, 04 de Julho de 2026 02:14
(71) 99663.6360
Mata de São João Praia do Forte

Semana do Meio Ambiente da Fundação Garcia d’Ávila encanta com apresentação da Sinfônica

Evento reuniu cerca de 100 estudantes em uma celebração musical na Gameleira do Castelo Garcia d’Ávila

16/06/2024 16h08
Por: Redação Fonte: Mais Região
Reprodução/Elias Dantas/Alô Alô Bahia
Reprodução/Elias Dantas/Alô Alô Bahia

No mês em que os olhares do mundo estão voltados para causas como sustentabilidade e preservação do planeta, a Fundação Garcia d’Ávila realizou mais uma vez sua Semana do Meio Ambiente. A programação trouxe como destaque uma apresentação especial da Sinfônica Garcia d’Ávila, realizada na manhã deste sábado (15), na Gameleira do Castelo Garcia d’Ávila, em Praia do Forte, no Litoral de Mata de São João.

O evento reuniu cerca de 100 estudantes de escolas públicas da região, com idades entre 10 e 17 anos, que executaram clássicos do cancioneiro popular brasileiro. A sinfônica é um projeto da fundação, que oferece aulas gratuitas de violino, violoncelo, percussão, violão, metalofone e teclado, entre outros instrumentos. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, no contraturno escolar, atendendo crianças e adolescentes de Praia do Forte e arredores. A iniciativa está no segundo ano.

“Estou muito emocionada por ver esse espetáculo acontecendo debaixo dessa gameleira, que tem tantas histórias, e a gente poder reunir essa música que vibra nos nossos corações”, declarou Geisy Fiedra, presidente da Fundação Garcia d’Ávila e idealizadora da Sinfônica, em entrevista ao site Alô Alô Bahia.

“São crianças e adolescentes de escolas públicas que têm a oportunidade de ter acesso aos instrumentos, às aulas que acontecem aqui. Eu fico muito feliz quando vejo os alunos espalhados por vários espaços do castelo, cada um fazendo seus ensaios para depois se encontrarem. Isso traz vida, isso traz cultura, traz emoção”, completou.

“Não é à toa que a gente chama esse projeto de Musicando Sonhos no Castelo, porque é isso mesmo que estamos fazendo. A gente não pode deixar de registrar nossa imensa gratidão ao Hiperideal, que nos patrocina, e ao Governo do Estado, já que é através do Faz Cultura que essa iniciativa acontece”, destaca a gestora.

Além da sinfônica, a programação contou com a apresentação do Forte Swing, um projeto apoiado pela fundação, enriquecendo ainda mais a Semana do Meio Ambiente com cultura e arte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município