Na manhã desta terça-feira (18), foi promovido pelo programa Amor e Vida, projeto da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), no Ginásio Edvaldo Rates, localizado no Parque da Cidade, um evento em combate à violência contra pessoas idosas.
Em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que contou com a participação de fisioterapeutas, psicólogos e assistente social, teve como objetivo levar para os presentes a reflexão sobre os tipos de violência contra pessoas idosas.
De acordo com Cíntia Palma, coordenadora do projeto Amor e Vida, "é importante fazer uma abordagem a fim de, principalmente, falar que além da física, existe também a violência verbal e psicológica que infelizmente fazem parte da vida de muitos idosos em nosso país", disse.
No Brasil, no último ano, a violência contra o idoso cresceu 38%. De acordo com informações do Senado Federal, o disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias no início de 2023, um dado alarmante que revela o aumento de 87% em relação ao mesmo período do ano anterior.
"A negligência nos cuidados básicos e a exploração financeira, também são formas de violência contra a pessoa idosa", esclareceu Palma. "Iniciativas como essa, do Amor e Vida, em parceria com a Prefeitura Municipal, ajudam a combater essa realidade visto que com maior conhecimento sobre a causa, as pessoas saberão identificar e denunciar, caso viva em alguma situação de violência", completou.
Além de palestras, o evento contou com Café da manhã, dinâmica de grupo e atividade física com a galera animada do projeto Amor vida.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas