Terça, 16 de Julho de 2024 06:41
(71) 99663.6360
Mata de São João Economia

Agroindústria de suínos vai gerar mais de 60 novos empregos diretos em Mata de São João

Após 92 anos município volta ao protagonismo da agro brasileiro

08/07/2024 11h44 Atualizada há 1 semana
Por: Luciano Bandeiras Fonte: Mais Região
Mais Região
Mais Região

O empresário Balbino Santana, proprietário da Purissimu’s Suínos anunciou em entrevista exclusiva no É do Povo, a criação do primeiro abatedouro frigorífico desse seguimento do Norte-Nordeste brasileiro.

O grupo que está na cidade a 35 anos atuando, começou inicialmente no ramo bovino e desde de 2001 vem investindo na produção, criação, engorda e abate de suínos de alta genética, na localidade do Sempre Verde no Bairro no Amado Bahia.

Durante a entrevista Balbino anunciou que através do financiamento feito pelo Banco do Nordeste, implantou o frigorífico que fará parte da fábrica de beneficiamento de produtos, e servirá para o abate desses animais não só para criadores do município de Mata de São João, como também de cidades da região, podendo atender produtores de granjas mais distantes de cidades como Feira de Santana, Alagoinhas e todo agreste e recôncavo baiano. Uma média de geração de mais de 200 empregos diretos segundo o empresário.  

A empresa familiar expandiu suas operações e hoje já tem centros de distribuição em Simões Filho e Salvador além de Feira, contando com logística própria, o que facilita a entrega de produtos para supermercados, açougues, restaurantes e churrascarias em toda Bahia. 

“Se a nossa finalidade já no início, com pensamento futuro, era montar a nossa indústria, pensando na expansão, hoje eu quero o melhor para que cada cliente possa dizer ‘esse produto é de qualidade’. É você não fazer igual ao outro fazer diferente”. Afirmou o empresário que contou também ser o investimento em alta genética, e nos suínos com pouca capa de gordura, a aposta para a entrega de produtos de qualidade.  

Balbino Santana disse ainda durante a entrevista que as exigências feitas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e do Ministério da Agricultura foram observadas pelo corpo técnico, que acompanhou desde a criação do projeto até a finalização, para que questões como capacidade operacional, bem-estar animal, higiene e gestão de dejetos fossem pensados para agilizar o processo de fiscalização e liberação feitas pelos órgãos.

“ A nível de Brasil nós somos a maior indústria de carne suína do Norte-Nordeste. Quem não conhece não sabe da estrutura que tem ali.” Pontou o empresário, que falou sobre a utilização de fontes renováveis de energia através de biodigestores e da geração da energia solar que vão alimentar a produção, uma das maiores mudanças que a agroindústria brasileira vem apostando para serem autossuficientes.

Mata de São João tem em sua história um capítulo específico dentro do agronegócio, quando em 1894, foi inaugurado na Estação do Matadouro São José, um espaço para abater bois que chegavam na estação do Amado Bahia, e eram levados para a capital baiana e cidades vizinhas, com o intuito de abastecer o mercado.

As atividades foram encerradas em 1932 e hoje o local foi completamente reformado e abriga o Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Intelectual dos alunos da Rede Municipal de Educação do Município.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h50
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

23° Sensação
0.13 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (5.65mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 18° Máx. 27°

Tempo nublado
Amanhã (18/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas