Leitores do Mais Região enviaram para nossa redação vídeos e imagens que mostram uma baleia da espécie Jubarte morta na beira da praia de Imbassai na manhã desta segunda-feira (5).
Nas imagens, é possível perceber que o animal, que aparenta ter cerca de 5 metros de comprimento, possivelmente é um filhote e está com ferimentos no dorso. De acordo com informações do Instituto Baleia Jubarte, várias mortes podem estar relacionadas às ações humanas, principalmente as mudanças climáticas que afetam a disponibilidade de alimento e forçam os animais jovens e adultos a se aproximarem da costa, o que pode resultar em acidentes.
Outra possível causa, considerando que o animal pode ser um filhote, está relacionada ao emaranhamento em redes de pesca ou a alguma causa natural, como ação de predadores.
As baleias Jubartes estão se recuperando do risco de extinção causado pela pesca predatória, e casos como este, segundo o instituto, não afetam a recuperação da espécie. No entanto, medidas urgentes devem ser adotadas para minimizar o impacto humano nos oceanos e mares. Entre os meses de julho e outubro, esses animais buscam as águas quentes do mar da Bahia para reprodução e cuidar dos filhotes antes de retornar à Antártida.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho