Quarta, 18 de Junho de 2025 12:37
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Filhote de Baleia Jubarte é encontrado morto na praia de Imbassai

ntre os meses de julho e outubro, esses animais buscam as águas quentes do mar da Bahia para reprodução

05/08/2024 11h52 Atualizada há 10 meses
Por: Fonte: Mais Região
Enviada por leitor
Enviada por leitor

Leitores do Mais Região enviaram para nossa redação vídeos e imagens que mostram uma baleia da espécie Jubarte morta na beira da praia de Imbassai na manhã desta segunda-feira (5).

Nas imagens, é possível perceber que o animal, que aparenta ter cerca de 5 metros de comprimento, possivelmente é um filhote e está com ferimentos no dorso. De acordo com informações do Instituto Baleia Jubarte, várias mortes podem estar relacionadas às ações humanas, principalmente as mudanças climáticas que afetam a disponibilidade de alimento e forçam os animais jovens e adultos a se aproximarem da costa, o que pode resultar em acidentes.

Outra possível causa, considerando que o animal pode ser um filhote, está relacionada ao emaranhamento em redes de pesca ou a alguma causa natural, como ação de predadores.

As baleias Jubartes estão se recuperando do risco de extinção causado pela pesca predatória, e casos como este, segundo o instituto, não afetam a recuperação da espécie. No entanto, medidas urgentes devem ser adotadas para minimizar o impacto humano nos oceanos e mares. Entre os meses de julho e outubro, esses animais buscam as águas quentes do mar da Bahia para reprodução e cuidar dos filhotes antes de retornar à Antártida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camaçari, BA
Atualizado às 11h02
26°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 26°

27° Sensação
4.53 km/h Vento
70% Umidade do ar
100% (8.08mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuvas esparsas
Amanhã (20/06)

Mín. 20° Máx. 25°

Chuvas esparsas