Dos 146 candidatos a vereador que participam do pleito eleitoral em Mata de São João, seis foram considerados inaptos e não poderão disputar as eleições municipais. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado (31). Todas as candidaturas indeferidas são de oposição ao governo municipal atual.
Os candidatos afetados pela decisão são Andrea de Mundinha (PSB), Carol de Albertino (PSB), Judson do Mercadinho da Feira (PSB), Nei do Viveiro (Podemos), Nivia Valente (PL) e Sergio do Povo (Republicanos). A inaptidão das candidaturas significa que eles não atenderam aos requisitos legais estabelecidos pela Justiça Eleitoral para concorrer nas eleições.
Esta é a segunda vez que Nei do Viveiro, do partido Podemos, fica inapto para concorrer a um cargo no pleito municipal. Em 2020, ele também teve sua candidatura indeferida, na época pelo PSD. Além de Nei, outros três candidatos também já haviam enfrentado indeferimentos no último pleito.
De acordo com a legislação eleitoral vigente, os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas pelo TSE ainda têm a possibilidade de recorrer da decisão. O prazo para apresentação de recursos é curto, e, se mantido o indeferimento, os candidatos não poderão participar da disputa eleitoral. A legislação visa assegurar que todos os candidatos estejam em conformidade com as normas legais e éticas estabelecidas para o processo eleitoral, garantindo, assim, a legitimidade das eleições.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Parcialmente nublado