Começa nesta quarta-feira (24) e vai até o dia 29 a programação do Projeto Tamar em Praia do Forte, voltada para a 18ª Primavera nos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, o tema é "Museus, Acessibilidade e Inclusão", que visa promover a discussão e a democratização dos museus, especialmente sobre como esses espaços podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
Os museus da Fundação Projeto Tamar funcionam como núcleos de inclusão, sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços. Junto com as lojas, são estruturas fundamentais para a geração local de emprego e renda, arrecadando recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e servindo como importantes meios de comunicação com a sociedade.
Durante a Primavera dos Museus, as programações especiais contarão com apresentações musicais, palestras e visitas orientadas com tradução em Libras, autodescrição dos roteiros interpretativos, contação de histórias, atividades interativas para o público com deficiência visual, além de oficinas sensoriais, jogos e brincadeiras.
De acordo com a instituição, atualmente todos os museus são acessíveis para pessoas com deficiência de locomoção (acesso a todos os atrativos). Além disso, nos museus da Praia do Forte e Florianópolis, existe um aplicativo que permite uma visita autoguiada com áudio descrição. Visando melhorar ainda mais a experiência no futuro, as placas informativas sobre as ações da Fundação Projeto Tamar para a conservação das tartarugas marinhas serão traduzidas para a linguagem de sinais.
Confira a programação completa:
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Tempo nublado