O juiz José de Souza Brandão Netto, da 123ª Zona Eleitoral de Araci, cidade no interior baiano, a 221 km de Salvador (BA), usou versos de cordel para negar a impugnação da candidatura do candidato Zé de Migué (PP) à Câmara Municipal de Teofilândia, que fica ao lado de Araci.
O pedido pela impugnação, feito pela coligação "Juntos Somos Mais Fortes", que reúne PSD, PL, Republicanos e Avante, ocorreu por suposto analfabetismo. Os partidos questionaram a capacidade de leitura e escrita do candidato e pediu que ele fizesse uma prova para comprovar que é alfabetizado.
O magistrado afirmou que o candidato apresentou documento que comprova seu nível escolar e defendeu o direito de todos os cidadãos no processo democrático."Mas tem que não saber ler e não saber escrever uma frase inteligível, para a Justiça te reputar inelegível. O País precisa seguir na luta, pois há mais de 9 milhões de analfabetos fora da disputa. Pro TSE, prova-se a escolaridade do cidadão com Carteira Nacional de Habilitação. O certificado escolar acostado afasta o analfabetismo falado contra o réu impugnado", diz o juiz.
De acordo com dados do TSE, 26 candidatos que concorrem a cargos nas eleições deste ano se declararam analfabetos, sendo que um deles concorre a prefeito no Paraná.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Tempo nublado