O projeto Semear & Colher, uma iniciativa da Alvopetro em colaboração com a AVSI Brasil, realizou em parceria com a Escola Municipal Arnaldo Prado a 1ª Gincana Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva. O evento, realizado na última sexta-feira (18), teve como objetivo estimular a consciência ambiental e o envolvimento dos alunos em práticas de coleta seletiva.
A gincana foi iniciada com uma palestra sobre consciência ambiental e gerenciamento de resíduos, ministrada pela engenheira agrônoma do projeto, Joiciane Freitas. Ela orientou os alunos sobre a importância da coleta seletiva e incentivou a mobilização familiar e comunitária para uma competição saudável entre as quatro equipes formadas por alunos do ensino fundamental I e II. Cerca de 210 alunos participaram, envolvidos não só na coleta de resíduos sólidos (papel, plástico e metal), mas também em atividades lúdicas sobre educação ambiental, incluindo um quiz sobre reciclagem e um desfile de moda com materiais reciclados.
A ação contou com a participação de Tatiana Mendes, representante da Alvopetro Energy Ltd, e Rodrigo Mariano, do projeto Vale Luz – Neoenergia, que atuaram como jurados e apoiadores da iniciativa. Com o engajamento das equipes, foram coletados mais de 300 kg de resíduos, que serão convertidos em desconto na conta de luz de uma instituição sugerida pela escola.
O evento proporcionou uma série de atividades recreativas, como música, brinquedos infláveis, distribuição de chocolates e prêmios para as equipes vencedoras, incluindo bottons de “Guardiões da Natureza” como incentivo para a continuidade das ações ambientais. A equipe com melhor desempenho, com maior quantidade de resíduos coletados e pontuação nas atividades, ganhou como prêmio uma visita ao Museu da Energia, em Salvador, marcada para novembro, o que foi motivo de grande entusiasmo entre os alunos.
“Ao longo da gincana, promovemos não só a importância da coleta seletiva, mas despertamos nos alunos a consciência do impacto positivo que atitudes sustentáveis têm no meio ambiente. Essas atividades foram fundamentais para ensinar responsabilidade ambiental e cidadania ativa. Ao envolver as crianças desde cedo, plantamos sementes de conhecimento e compromisso que esperamos ver florescer em atitudes cotidianas conscientes, não só nas escolas, mas em seus lares e comunidades”, afirmou Cláudia Brito, gestora do Projeto Semear & Colher.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 28°
Parcialmente nublado