Moradores da Rua da Foice, na zona rural de Mata de São João, reclamam do desperdício de água causado pelo transbordamento de um tanque da Embasa. O excesso escorre pela estrada, gerando desperdício e transtornos.
O nosso leitor que mora na localidade, nas proximidades da Vila de Itapecerica, relataou ao Portal Mais Região que o problema é recorrente. A água transborda e escorre até que o nível no tanque baixe devido ao consumo dos moradores, o que pode levar horas.
Vídeos enviados ao Mais Região mostram a base do tanque, que é cercada, completamente encharcada. A água potável, que deveria abastecer as torneiras dos consumidores, desce pela estrada, formando poças de lama e causando dificuldades para quem transita pelo local.
O desperdício de água potável é uma preocupação crescente na Bahia. De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o índice de perdas na distribuição de água tratada no estado ultrapassa 40%, o que representa milhões de litros de água desperdiçados anualmente. Esses índices refletem problemas de infraestrutura, manutenção inadequada e falhas como as relatadas em Mata de São João.
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas