O público de Camaçari e Região Metropolitana de Salvador poderá conferir neste sábado, 30, no Boulevard Shopping Camaçari, os produtos desenvolvidos e comercializados pelos participantes do Miniempresa na Comunidade. O projeto, criado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), com o patrocínio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e das empresas Bayer, BASF, Braskem e Bracell, tem o objetivo de promover a geração de renda em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa, que começou em setembro deste ano, beneficia um grupo diverso com formação e educação empreendedora, focadas em desenvolver produtos para a geração de renda. A ideia é que todo o aprendizado acumulado seja aplicado em negócios e projetos reais. A feira de empreendedorismo é o encerramento do projeto, onde os participantes, divididos em quatro miniempresas poderão expor e comercializar suas produções.
Jana Amorim, mentora do projeto, recorda que a jornada da iniciativa contou com encontros semanais presenciais e acompanhamentos online, garantindo um suporte contínuo e próximo para o grupo de participantes, majoritariamente formado por mulheres. Ela acrescenta que os membros da comunidade foram estimulados a aprender conceitos cruciais para o sucesso de um negócio, a exemplo de como investir, construir e precificar produtos, entre outros.
"A feira é o momento que essas mulheres terão de apresentar e vender a produção que construíram, a partir do aprendizado que tiveram durante o projeto. Será também uma oportunidade de exercitarem, na prática, lições de como elaborar a comunicação, a divulgação do produto, a venda, a lucratividade e todo o processo prático de montar uma empresa", explica. A turma do projeto é formada tanto por mulheres que não empreendiam, mas que tinham esse desejo, quanto por alunas que já tocavam pequenos negócios, mas ainda de forma muito tímida.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, avalia que o projeto está alinhado aos compromissos da empresa com o desenvolvimento sustentável e inclusão social, ao promover o empreendedorismo e a geração de renda nas comunidades onde atua. "Este momento celebra também o talento e a dedicação dos participantes que agora estão melhor capacitados para buscar seus sonhos", ressalta Borges.
O coordenador de Responsabilidade Social da Bracell, Fábio Oliveira, destaca o impacto social do Miniempresa, especialmente por ser voltada para comunidades em situação de vulnerabilidade social. "Por meio deste projeto é oferecida não apenas formação e educação empreendedora, mas também a possibilidade concreta de transformação de vida para diversas pessoas que enfrentam desafios econômicos e sociais", reforça. O coordenador da Bracell acrescenta que a abordagem da capacitação, aliando teoria e prática, oferece incentivo ao empreendedorismo local e ferramentas para geração de renda autônoma.
O superintendente de Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, ressalta que essa é a terceira edição do Miniempresa na Comunidade, realizada pela primeira vez em Camaçari (as duas primeiras edições aconteceram em Dias D´Ávila), com o propósito de estimular e fortalecer o microempreendedorismo local, ampliando as oportunidades de negócio e geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari. O Miniempresa na Comunidade contou também com o apoio do Boulevard Shopping Camaçari e da Secretaria de Turismo do município.
SERVIÇO
O quê: Feira do Miniempresa na Comunidade
Quando: sábado, 30/11, das 10h às 18h
Onde: Boulevard Shopping Camaçari, na BA-535, s/nº - Industrial, Camaçari-BA
Entrada gratuita
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas