Criada em março de 2017 pela Prefeitura Municipal de Mata de São João, a Guarda Municipal de Mata de São João tornou-se uma instituição atuante na manutenção da sensação de segurança na Sede, no Litoral e na Zona Rural.
Durante entrevista no programa É do Povo, da segunda-feira (2), o comandante da Guarda, George Shimada, apresentou um balanço das atividades realizadas pela GMMS, com números que superaram até as expectativas do comandante.
Segundo George, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, 9.603 veículos foram abordados na cidade, dos quais 168 foram apreendidos por conta de irregularidades. O balanço da Guarda aponta, ainda, que 456 autos de infração foram emitidos e que, durante fiscalizações em áreas comerciais, 276 mercadorias de procedência duvidosa foram apreendidas. Foram emitidas 1476 notificações e 156 embargos.
Shimada destacou também que, somente na região do Litoral, onde se concentra o maior fluxo turístico da cidade, mais de 13 mil pessoas foram orientadas, 99 ações de apoio à Secretaria de Turismo foram realizadas em eventos e campanhas, e cerca de 144 objetos foram recolhidos para a seção de achados e perdidos, podendo ser resgatados por seus proprietários.
A Guarda Municipal de Mata de São João tem realizado atividades pontuais junto a instituições como a Secretaria de Saúde da cidade, registrando 385 ações realizadas em parceria com a pasta. Nos mais de 100 grandes eventos, como o Bonfim de Mata, o São João de Mata e o Natal Luz, em que a Sede recebeu mais de 40 mil pessoas por dia, em média, os agentes estiveram presentes, trabalhando em conjunto com a 53ª CIPM e a 1ª Delegacia Territorial de Mata de São João.
“Estamos em vias de assinar um termo de cooperação técnica com a Guarda Municipal de Salvador, que disponibilizará o centro de treinamento para capacitar nossos agentes de segurança de forma gratuita”, comentou o comandante, comemorando a parceria que irá garantir a reciclagem e a aprendizagem de novas técnicas a serem implantadas pela Guarda em Mata de São João.
Na última semana, George Shimada participou de uma reunião com Carlos Henrique de Azevedo Martins, diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), para tratar sobre o transporte coletivo, realizado pela empresa Fonte das Águas, que será encerrado até o final do ano, como anunciado pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários de Camaçari e Região.
Sobre o assunto, George informou que o diretor executivo da AGERBA garantiu que a entidade já está atuando para assegurar que a população não sofra com a falta de transporte público intermunicipal.
Sobre a Guarda Municipal
Instituída no governo de Dilma Rousseff, a Guarda Municipal foi criada como uma força de apoio de acordo com a Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014. Contudo, em função da importante atuação nas capitais e regiões metropolitanas, há uma tendência crescente de reconhecimento do poder de polícia pela Justiça. Essa perspectiva foi reforçada pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que validou ações de flagrantes de tráfico de drogas em dois casos no Rio de Janeiro, nos quais a Guarda Municipal realizava patrulhamento — atividade semelhante à da polícia.
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o porte de arma para todas as guardas municipais do país. Até então, esse direito era restrito às capitais dos estados, aos municípios com mais de 500 mil habitantes e, no caso de municípios com população entre 50 e 500 mil habitantes, apenas quando os guardas estivessem em serviço.
Assista a entrevista aqui:
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nublado