O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), eleito presidente da Câmara, não fechou a porta para tramitação do Projeto de Lei (PL) que anistia os envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou a sinalização do parlamentar em entrevista ao Metrópoles.
“Não é a minha anistia; afinal de contas, não estou condenado em absolutamente nada”, disse Bolsonaro. “É para dezenas de pessoas condenadas a penas absurdas” e “uma anistia humanitária”, pontuou o ex-chefe do Plantalto.
Na terça-feira (4), o presidente da Câmara revelou que Bolsonaro pediu para pautar a anistia dos envolvidos. “Ele [Bolsonaro] fez questão de dizer: ‘Olha, Hugo, não estou defendendo a anistia para mim. Os meus problemas jurídicos eu tenho como resolver, o meu partido me ajuda, tenho minha estrutura [jurídica]. A minha preocupação é com relação às pessoas que estão sendo condenadas diante dos ataques do 8 de Janeiro e receberam penas muito grandes’”, relatou Hugo Motta em entrevista à Globo News.
Segundo o deputado federal, não há uma decisão tomada sobre pautar o PL da Anistia. O projeto estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no fim do ano passado. Na época, Arthur Lila (PP), então presidente da Câmara, encaminhou o documento para a comissão especial, que ainda não foi instituída.
Eleições 2026 TSE define regras para canais de WhatsApp durante a campanha
Escala 6X1 Descanso de trabalhador não quebra empresas, diz Lula após fim da 6x1
Sessão Solene Congresso promulga emenda do fim da 6x1; escala 5x2 começa em 60 dias
Eleições 2026 Lula diz que não sabia da falta de reajuste do Bolsa Família e vira alvo de ironias nas redes
Ensino Superior Congresso aprova exame obrigatório para exercício da medicina