O presidente Lula (PT) criticou prefeitos que elogiam os serviços de educação e saúde de seus municípios, mas não usam o Sistema Único de Saúde (SUS) e nem matriculam os filhos em escolas públicas. A advertência foi feita durante cerimônia em Brasília, na segunda-feira (10).
“Você chega em uma cidade e pergunta: ‘prefeito, como é que está a educação?’ ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não’”, criticou o Lula.
O presidente ainda emendou a fala com exemplo da saúde. “Aí você pergunta: ‘você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?’ ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar'”, comentou.
Lula ainda avaliou que com o comportamento dos gestores municipais, o país “ não vai dar certo nunca”. “Eu digo que esse país só vai dar certo no dia em que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”, pontuou.
As declarações foram dadas durante a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Mais de 4 mil municípios foram condecorados pela implementação de iniciativas de alfabetização das crianças.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas