Os moradores das comunidades do Retiro, Malhadas, Campinas e Barro Branco, localizadas no litoral de Mata de São João, devem ficar atentos! Entre os dias 10 e 15 de março, o Projeto Conecta Vidas, uma parceria entre o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (LEAC/UESC) e a organização Aruá, realizará voos de drone na região.
O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da urbanização sobre a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), uma espécie ameaçada de extinção, e estimar sua população nas áreas estudadas. Os voos ocorrerão sempre nos períodos da manhã (5h-9h) e final da tarde (16h-20h), quando os animais estão mais ativos e podem ser melhor identificados nas copas das árvores.
Os drones serão operados a uma altura superior a 30 metros, descendo apenas quando necessário para identificar a presença dos animais. Vale ressaltar que a equipe não realizará filmagens de áreas privadas, garantindo o respeito à privacidade dos moradores. A pesquisa conta com autorização dos órgãos reguladores ANAC e DECEA para a execução dos voos.
A equipe do projeto estará devidamente identificada com camisetas da iniciativa. Caso os moradores avistem os pesquisadores em ação, podem ter certeza de que estão contribuindo para a preservação da biodiversidade local.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas