Domingo, 20 de Abril de 2025 06:45
(71) 99663.6360
Geral Economia

Salvador tem o segundo gás de cozinha mais caro entre as capitais do Brasil

Apesar da redução de quase 5% em março, preço do botijão na capital baiana só fica atrás de Boa Vista, em Roraima

15/03/2025 13h13
Por: Redação
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Mesmo com a queda de quase 5% em março, o gás de cozinha vendido em Salvador continua sendo o segundo mais caro entre as capitais brasileiras, ficando atrás apenas de Boa Vista, em Roraima.

Segundo informações da TV Bahia, o preço médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, enquanto em Boa Vista chega a R$ 136,90.

Dados divulgados em janeiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que a Bahia tem o terceiro preço mais alto do país, atrás apenas de Roraima e Amazonas.

A Acelen, responsável pela administração da Refinaria de Mataripe (antiga Refinaria Landulpho Alves) desde 2021, define o valor do gás no estado. Somente no ano passado, foram registrados sete reajustes.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais apontou que o preço do gás praticado pela Acelen para as distribuidoras é o mais alto entre as refinarias privatizadas.

Em nota, a Acelen afirmou que os preços seguem critérios de mercado, levando em conta fatores como o custo do petróleo — adquirido a preços internacionais —, variação do dólar e frete. A empresa também destacou que, assim como outras refinarias privadas no Brasil, busca maior competitividade na oferta de petróleo nacional.

Além disso, a Acelen ressaltou que adota uma política de preços “transparente, baseada em critérios técnicos e alinhada às práticas internacionais de mercado”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 05h05
21°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

22° Sensação
1.26 km/h Vento
98% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 21° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (22/04)

Mín. 22° Máx. 33°

Parcialmente nublado