Em um clássico eletrizante na noite deste domingo (16), o Bahia venceu o Vitória por 2 a 0 na Arena Fonte Nova e largou na frente na final do Campeonato Baiano. Com gols de Gabriel Xavier e Erick Pulga, o Tricolor conquistou uma importante vantagem para a grande decisão, que será disputada no próximo domingo (21), no Barradão.
Desde o início da partida, o Bahia mostrou sua superioridade, pressionando a saída de bola do adversário e criando boas oportunidades. Logo aos seis minutos, Everton Ribeiro cobrou falta com precisão para Gabriel Xavier, que subiu bem e cabeceou para abrir o placar. O Tricolor seguiu dominando, quase ampliando com Jean Lucas e Pulga em sequência.
Ainda no primeiro tempo, o Bahia ampliou a vantagem nos acréscimos. Após um erro da defesa rubro-negra, Erick Pulga foi mais rápido que Neris, recuperou a bola e finalizou cruzado para marcar o segundo gol. O Esquadrão foi para o intervalo com uma vantagem confortável diante de sua torcida.
Na segunda etapa, o Bahia teve a chance de marcar o terceiro gol, mas Lucho Rodríguez desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Lucas Arcanjo. O Vitória até tentou reagir, chegando com perigo em finalizações de Nestor e Erick, mas parou na defesa bem postada do Tricolor e nas boas intervenções do goleiro Marcos Felipe.
Com o triunfo, o Bahia pode até perder por um gol de diferença na partida de volta para conquistar o título estadual. Antes do segundo jogo da final, o Tricolor encara o CSA pela Copa do Nordeste na quarta-feira (20), enquanto o Vitória recebe o Sport no mesmo dia, também pela competição regional.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Vitória
Campeonato Baiano - Final (jogo de ida)
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova
Data: 16/03/2025
Horário: 18h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschila (PR) e Guilherme Dias Camilo (MG)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Transmissão: TVE, na TV aberta, e no YouTube
Gols: Gabriel Xavier, Erick Pulga [Bahia]
Cartões amarelos: Wellington Rato, Lucas Halter, Osvaldo e Carlinhos [Vitória]; Lucho, Kanu [Bahia]
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Erick) e Everton Ribeiro (Nestor); Cauly (Michel Araujo), Lucho e Pulga (Juba). Técnico: Rogério Ceni.
Vitória: Lucas Arcanjo; Edu, Neris (Ronald) e Lucas Halter; Cáceres, Baralhas, Willian Oliveira (Osvaldo), Wellignton Rato (Gustavo) e Jamerson; Fabri (Lucas Braga) e Janderson (Carlinhos). Técnico: Thiago Carpini.
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado