Mata de São João está entre os 285 municípios da Bahia que estão sob alerta amarelo para chuvas intensas, segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido a partir das 10h deste sábado (12) e segue até o final do domingo (13). As regiões afetadas incluem o Centro Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste Baiano, Centro Norte, Extremo Oeste, Sul e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde está localizada Mata de São João.
Em Salvador, que também está incluída no alerta, o sábado começou com céu nublado e registro de chuvas em alguns bairros. A Defesa Civil da capital (Codesal) notificou uma ameaça de deslizamento no bairro de Cajazeiras até as 10h da manhã.
De acordo com o Inmet, a previsão é de pancadas de chuva isoladas pela manhã, com aumento da instabilidade à tarde e à noite, quando podem ocorrer trovoadas. A temperatura na capital deve variar entre 25 °C e 29 °C.
A chuva prevista pode variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Há ainda a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Apesar do risco ser considerado baixo, há chance de alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupção pontual de energia elétrica.
Confira a lista completa dos municípios em alerta:
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado