Sábado, 19 de Abril de 2025 20:28
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Monitoramento Cidadão Salva Preguiça Eletrocutada em Praia do Forte

A comunidade contribui ativamente para a preservação desses animais

14/04/2025 09h06 Atualizada há 4 dias
Por: Anderson Almeida Fonte: Mais Região
Foto: Luciana Veríssimo
Foto: Luciana Veríssimo

O grupo Ciência Cidadã Preguiça-de-coleira, uma das ações do Projeto Conecta-vidas  iniciativa de pesquisa e conservação voltada à proteção da ameaçada preguiça-de-coleira-do-nordeste  tem mobilizado moradores e visitantes da Praia do Forte no monitoramento das preguiças que habitam a região. O projeto é fruto de uma parceria entre o Aruá Observação de Vida Silvestre e o Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da UESC. Por meio do compartilhamento de vídeos e localizações nas redes sociais, a comunidade tem contribuído ativamente para a preservação desses animais.

Infelizmente, os registros de preguiças eletrocutadas, vítimas da fiação elétrica exposta e de outras estruturas da concessionária Neoenergia, têm se tornado cada vez mais frequentes. O caso mais recente ocorreu no sábado (12), quando uma preguiça sofreu uma descarga elétrica e teve uma das patas dilacerada. O animal foi encaminhado ao veterinário Henrique Lima, que atua na região, e recebeu os primeiros cuidados. “Os ferimentos eram graves e causavam dor e sofrimento”, relata Luciana F. Veríssimo, uma das coordenadoras do Projeto Conecta-vidas. Em seguida, a preguiça foi levada ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), do Inema, em Salvador, onde segue em recuperação.

Essa tragédia não é um caso isolado. Há diversos registros de animais eletrocutados na região da Praia do Forte. A supressão da vegetação nativa para a construção de novos condomínios tem forçado esses animais a buscarem refúgio em áreas mais urbanizadas, o que aumenta os riscos de eletrocussões, atropelamentos e outros acidentes. “A situação evidencia a urgência de ações concretas para mitigar esses impactos”, reforça Luciana.

Como evitar novas tragédias? De que forma a concessionária de energia pode atuar de maneira responsável em uma área reconhecida por sua importância ecológica?

Além da preguiça-de-coleira-do-nordeste, a floresta do Aruá e seu entorno abrigam outras espécies ameaçadas, como o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), também listado como em risco de extinção. A convivência com essa fauna exige comprometimento e responsabilidade, especialmente em territórios com reconhecido valor ambiental.

O grupo Ciência Cidadã reforça o convite ao diálogo e à ação conjunta. Proteger as preguiças é preservar todo um ecossistema. Quantos alertas mais serão necessários para que atitudes concretas sejam finalmente tomadas?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 19h05
27°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 33°

29° Sensação
1.84 km/h Vento
76% Umidade do ar
4% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 21° Máx. 36°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/04)

Mín. 23° Máx. 35°

Chuvas esparsas