Nem a chuva espantou o público que prestigiou a 1ª Exposição Agropecuária de Mata de São João. Realizado no último sábado (12), no Espaço da Alegria, em frente ao Mercado Municipal, o evento reuniu agricultores, produtores, comerciantes e instituições de todo o município. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Agricultura (SEAGRI), teve como objetivo valorizar o campo, incentivar práticas sustentáveis e impulsionar a economia local.
Ao longo do dia, a população teve acesso a uma programação variada, com atrações culturais, apresentações musicais e exposições temáticas. Destaques como o sanfoneiro Ricardo Vianna, a entrega de alevinos a piscicultores e as tendas com produtos artesanais – como pimentas, geleias, licores e peças de palha – movimentaram o público.
Instituições como Embasa, Projeto Sapiranga, Banco do Brasil e Sicoob participaram com ações voltadas ao setor rural. Também marcaram presença estandes de energia solar, nutrição animal, fertilizantes, rações e equipamentos para a produção leiteira.
Para as famílias, a exposição de animais em miniatura e a presença da cavalaria da Polícia Militar foram atrações à parte. O Castramóvel ofereceu orientações sobre cuidados com os pets e houve ainda demonstração com cães adestrados. Tratores, carros antigos e touro mecânico completaram a programação.
A secretária de Agricultura, Adriana, avaliou positivamente a estreia do evento. “Foi gratificante ver tantos produtores engajados e o público participando. A ExpoMata chegou para ficar”, destacou.
Moradores e expositores também aprovaram a iniciativa. Juliana Souza, da sede, contou que a filha ficou encantada com os pôneis. Já o agricultor Djalma Almeida destacou as oportunidades para o pequeno produtor, e a produtora Rosângela viu na feira uma chance de ampliar contatos e ideias para o negócio.
O sucesso da primeira edição reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor agropecuário, promovendo geração de renda e valorização da cultura rural no município.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho