Quarta, 21 de Maio de 2025 02:52
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Estrada que liga Amado Bahia à rodovia BA-093 é levada pela chuva

Volume da água acumulada em brejo ao lado da via provocou rompimento da pista durante a madrugada deste sábado (3)

03/05/2025 11h33 Atualizada há 3 semanas
Por: Gabriel Seixas Fonte: Mais Região
Keila Abreu / Mais Região
Keila Abreu / Mais Região

Um trecho da estrada que liga o distrito de Amado Bahia à rodovia BA-093, em Mata de São João, desabou na madrugada deste sábado (3) após as fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com relatos de moradores, o rompimento da pista foi provocado pelo acúmulo de água em um brejo localizado ao lado da via, o que aumentou a pressão sobre o solo e causou o colapso da estrutura.

Imagens enviadas ao Mais Região mostram a pista completamente destruída, com grandes blocos de asfalto e terra cedendo à força da água. O cenário é de desolação e preocupação entre os moradores, que ficaram temporariamente isolados após a interrupção do acesso principal ao distrito.

Com o desabamento, o tráfego pelo trecho afetado está completamente interrompido. Para chegar até o distrito de Amado Bahia, os motoristas precisam utilizar rotas alternativas, acessando a localidade pelo centro de Mata de São João ou por Dias d'Ávila, através da Avenida Padre Camilo Torrend.

Segundo os relatos, o problema já vinha sendo alertado pela comunidade há algum tempo, diante da ausência de uma drenagem adequada no local. “Sempre que chove forte, esse trecho enche muito. Ontem a água foi tanta que simplesmente levou tudo”, disse um morador que presenciou o momento do desabamento.

Equipes da Prefeitura de Mata de São João foram acionadas e estiveram no local para avaliar os danos e adotar medidas emergenciais. Ainda não há previsão para a recuperação da estrada.

A situação se soma a outros transtornos registrados em Mata de São João após as chuvas desta sexta-feira, incluindo alagamentos no Camboatá, onde moradores interditaram a BA-093 em protesto por soluções definitivas para os constantes problemas com enchentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 01h05
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

21° Sensação
0.49 km/h Vento
97% Umidade do ar
19% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo nublado
Amanhã (23/05)

Mín. 20° Máx. 29°

Chuvas esparsas