Quarta, 21 de Maio de 2025 02:10
(71) 99663.6360
Mata de São João Mata de São João

Moradores sofrem com a falta de água e de energia elétrica em alguns bairros

A Coelba informou que as ocorrências registradas foram causadas por eventos climáticos extremos. Já a Embasa disse que o abastecimento está sendo regularizado após retorno do fornecimento de energia elétrica e reparo nos trechos da rede distribuidora que foram danificados pelas chuvas

07/05/2025 22h36 Atualizada há 2 semanas
Por: Anderson Almeida Fonte: Mais Região
Foto: Mais Região
Foto: Mais Região

Devido as fortes chuvas que predominam a cidade de Mata de São João, desde a última sexta-feira (02), os moradores de destintos bairros denunciam a falta de água e de energia elétrica. O Mais Região tem recebido denuncias de populares das localidades da Sede e Litoral do município. 

“Aqui no Diamante está sem água desde de ontem e a embasa não dá uma resposta do que pode ter acontecido”, disse uma moradora.

No loteamento Jardim Imbassaí, no litoral, a situação é ainda mais complicada, moradores relatam que estão sem água desde quinta-feira (1°), a quase uma semana.

“No loteamento Jardim Imbassaí está sem água desde quinta-feira (01). Quem mora no fundo tá sem o fornecimento de água”, afirma uma outra moradora.

Por conta da chuva e dos fortes ventos, quedas de árvores afetaram diretamente o fornecimento de energia elétrica em vários bairros e moradores estão há dias sem energia. Também em decorrência das quedas diárias de energia, a população relata a perda de eletrodomésticos, que acabaram queimando com a oscilação na rede elétrica.

“Queria falar que a localidade da Rua do Cotovelo já está há três dias sem energia”, denuncia moradora do distrito de Amado Bahia. 

Por meio de nota, a Neoenergia Coelba informou que em Mata de São João houve um aumento de 260% de ocorrências entre 1º e 06 de maio, comparado ao mesmo período do ano passado e que essa variação abrupta foi provocada pelo volume de chuvas acima da média, avaliado em 97% maior do que todo o mês de maio de 2024. A empresa destacou ainda, que mais de 60% das ocorrências registradas foram causadas por eventos climáticos extremos, como chuvas, raios e quedas de árvores sobre rede elétrica.

“A Neoenergia Coelba informa que registrou um aumento de 260% no volume de ocorrências na região de São João da Mata entre os dias 01 e 06 de maio em comparação com o mesmo período de 2024. Essa variação abrupta foi provocada pelo volume de chuvas acima da média que atingiu o município recentemente. A precipitação acumulada no período avaliado foi 97% maior do que em todo mês de maio de 2024. A distribuidora destaca, ainda, que mais de 60% das ocorrências registradas entre os dias 01 e 06 de maio foram causadas por eventos climáticos extremos, como chuvas, raios e quedas de árvores sobre a rede elétrica”, informou a concessionária.

A companhia informou também que ampliou o número de equipes em campo para atender exclusivamente as ocorrências nas zonas urbana e rural de Mata de São João no menor intervalo de tempo possível, mas que em algumas localidades, a dificuldade de acesso provocada por eventos climáticos acabaram atrasando o deslocamento das equipes, mas afirmou que Todo o efetivo está mantido na região para a normalização do fornecimento de energia em áreas que, porventura, ainda enfrentem instabilidade energética.

“A distribuidora ampliou o número de equipes em campo para atender exclusivamente todas as ocorrências nas zonas urbana e rural de Mata de São João no menor intervalo de tempo possível. Em algumas localidades, a dificuldade de acesso provocada por quedas de árvores, alagamentos e instabilidade dos terrenos atrasaram o deslocamento das equipes em alguns momentos. Todo o efetivo está mantido na região para a normalização do fornecimento de energia em áreas que, porventura, ainda enfrentem instabilidade energética”, completou.

Já a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), responsável pelo abastecimento de água e de esgotamento sanitário, informou que o abastecimento está sendo regularizado após retorno do fornecimento de energia elétrica, que foi interrompido por mais de 12 horas, e reparo nos trechos da rede distribuidora que foram danificados pelas chuvas.

Leia na íntegra a nota da Neoenergia Coelba:

A Neoenergia Coelba informa que registrou um aumento de 260% no volume de ocorrências na região de São João da Mata entre os dias 01 e 06 de maio em comparação com o mesmo período de 2024. Essa variação abrupta foi provocada pelo volume de chuvas acima da média que atingiu o município recentemente. A precipitação acumulada no período avaliado foi 97% maior do que em todo mês de maio de 2024. A distribuidora destaca, ainda, que mais de 60% das ocorrências registradas entre os dias 01 e 06 de maio foram causadas por eventos climáticos extremos, como chuvas, raios e quedas de árvores sobre a rede elétrica. A distribuidora ampliou o número de equipes em campo para atender exclusivamente todas as ocorrências nas zonas urbana e rural de Mata de São João no menor intervalo de tempo possível. Em algumas localidades, a dificuldade de acesso provocada por quedas de árvores, alagamentos e instabilidade dos terrenos atrasaram o deslocamento das equipes em alguns momentos. Todo o efetivo está mantido na região para a normalização do fornecimento de energia em áreas que, porventura, ainda enfrentem instabilidade energética. 

Leia na íntegra a nota da Embasa:

A Embasa informa que o abastecimento está sendo regularizado nas localidades Alto das Pombas, ⁠Bom Jesus, ⁠Rua Guanabara, ⁠Entrocamento, ⁠Diamante e ⁠Jardim Imbassaí, em Mata de São João após retorno do fornecimento de energia elétrica, que foi interrompido por mais de 12 horas, e reparo nos trechos da rede distribuidora que foram danificados pelas chuvas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Mata de São João, BA
Atualizado às 00h10
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

21° Sensação
0.43 km/h Vento
98% Umidade do ar
19% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo nublado
Amanhã (23/05)

Mín. 20° Máx. 29°

Chuvas esparsas