Moradores da orla de Mata de São João estão preocupados com a mortandade de peixes na Lagoa Timeantube, que pertence à área de conservação ambiental do Parque Klaus Peters, em Praia do Forte.
Desde o começo da semana, após as fortes chuvas, o aparecimento de animais mortos nas margens do reservatório natural de água tem gerado preocupação e várias reclamações sobre o mau cheiro e o aspecto ruim do local, que têm chegado ao portal Mais Região.
“O mau cheiro está insuportável, semelhante a esgoto mesmo. Hoje recebemos imagens de peixes mortos boiando na água, que está com uma aparência estranha, o que reforça nossa preocupação com a contaminação e o possível despejo irregular de resíduos”, comentou uma das moradoras, que se identificou como Roberta, sobre a situação.
“Poluição atinge a Lagoa Timeantube, de Praia do Forte, e morre bastante peixe. Tá um mau cheiro insuportável”, disse outro morador, que não quis se identificar.
O portal entrou em contato com a gestão do parque e, segundo Jéssica Carvalho, gestora da unidade de conservação ambiental, o caso já foi comunicado oficialmente ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), à Embasa e, em função da mortalidade dos peixes, à 2ª Delegacia Territorial de Mata de São João.
“Já notificamos os órgãos competentes e a Polícia Civil por causa da mortalidade dos peixes. Algumas amostras foram enviadas para esses órgãos, que vão fazer uma análise e nos informar qual a causa da morte desses animais”, disse a gestora ao portal Mais Região.
Ainda segundo Jéssica, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Mata de São João já está ciente do caso, porém aguarda o resultado do laudo pericial, que apontará as causas, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsas