Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Mata de São João realiza, entre os dias 2 e 7, a Semana do Meio Ambiente 2025. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), tem como foco a educação ambiental de alunos da rede municipal de ensino, com vivências práticas em unidades de conservação da região, como a Reserva Sapiranga e o Parque Klaus Peters, em Praia do Forte.
Durante seis dias de programação, mais de 400 estudantes devem participar de ações imersivas que abordam temas como a importância das florestas, dos ecossistemas litorâneos e da biodiversidade local. As atividades ocorrem principalmente no turno matutino, com acompanhamento de educadores ambientais, e algumas se estendem à tarde.
A abertura acontece na segunda-feira (2), com o tema “Os Encantos da Floresta”. Cerca de 45 alunos da Escola Imbassaí participarão de atividades na Reserva Sapiranga, como o “Criando Poesia com a Natureza” e um piquenique em meio ao verde.
Na terça-feira (3), o tema será “Esporte X Natureza”, envolvendo 90 crianças da Escola Klaus Peters (pela manhã) e da Creche do Tererê (à tarde), no Parque Klaus Peters. As ações incluem caminhada eco-consciente, jogos lúdicos e a contação da história da baleia Momo.
Na quarta-feira (4), a programação volta à Reserva Sapiranga com “Os Abrigos Naturais”, envolvendo alunos da Escola do Areal em uma trilha ecológica e na atividade “Cada Bicho no Seu Lar”, que aborda os diferentes habitats dos animais.
Na quinta (5), o tema “A Restinga e o Oceano” será trabalhado com os 45 alunos da Escola do PG, no Parque Klaus Peters. Eles participarão das atividades “Conhecendo as Abelhas Sem Ferrão”, “Salve a Restinga” e mais uma sessão do conto da baleia Momo.
A sexta-feira (6) será marcada pela “III Gincana Ecológica”, reunindo 90 alunos da Escola do Sauípe em uma competição lúdica na Reserva Sapiranga. À noite, a partir das 17h, haverá programação aberta ao público, com exibição do “Cine Natureza”, visita ao Centro de Educação Ambiental Sapiranga e ao Projeto Baleia Jubarte.
Encerrando a semana, no sábado (7), a população poderá participar da atividade “Caminhada + Yoga”, a partir das 8h, também no Centro de Educação Ambiental Sapiranga — um momento de conexão com a natureza, saúde e bem-estar.
De acordo com a Sedur, a proposta é fortalecer, desde a infância, o vínculo entre educação e responsabilidade ambiental. “Essas vivências são essenciais para que nossas crianças compreendam o valor das florestas, restingas e áreas protegidas. A educação ambiental é o primeiro passo para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta”, destacou a coordenação da pasta.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João