O avanço de um cavado, sistema de baixa pressão atmosférica, sobre a faixa leste do Nordeste tem provocado fortes instabilidades no tempo e acende o alerta também para municípios do Litoral Norte baiano, como Mata de São João. A previsão indica chuvas moderadas a intensas nos próximos dias, com céu nublado e possibilidade de pancadas a qualquer hora, principalmente nesta terça-feira (17). Já na quarta-feira (18), a instabilidade continua, mas com chuvas mais fracas e intermitentes.
A expectativa de melhora no tempo é a partir de quinta-feira (19), quando o sol deve voltar a aparecer entre nuvens. As chances de chuva diminuem gradualmente até o sábado (21).
Em Salvador, a Defesa Civil (Codesal) registrou até as 19h30 desta segunda-feira (16) um total de 47 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo ameaças de desabamento (22), orientações técnicas (9) e riscos de deslizamento (6). Os maiores volumes de água nas últimas seis horas ultrapassaram 60 milímetros em diversos bairros, como Paripe – Tubarão (73,8 mm), Base Naval de Aratu (64,6 mm) e Coutos – Escolab (63,2 mm).
Moradores e turistas devem ficar atentos, especialmente em áreas de encosta ou próximas a rios.
Frente fria na semana passada
Diferente do que ocorreu na semana passada, quando uma frente fria estacionária provocou a virada do tempo em Salvador e em cidades do sul da Bahia, o atual cenário de instabilidade é causado por um cavado, uma área de baixa pressão atmosférica que atua sobre o litoral do Nordeste. Enquanto a frente fria anterior trouxe ventos de até 50 km/h e acumulados significativos de chuva associados ao avanço de uma massa polar, o cavado desta semana atua de forma mais localizada, gerando umidade persistente e pancadas de chuva contínuas especialmente ao longo da costa leste, incluindo o Litoral Norte e Região Metropolitana.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas