Não é de agora que pais e mães da cidade de Mata de São João expressam preocupação quando os estudantes da rede municipal concluem o ciclo escolar e ingressam na rede estadual de ensino. Entre as principais queixas está a queda na qualidade do aprendizado, refletida diretamente na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho das escolas estaduais Braulio Sampaio (486,18 pontos), Getúlio Vargas (464,02 pontos) e Alaor Coutinho (481,46 pontos, juntas somam uma média geral de 477,22 pontos.
Em comparação com o Centro Territorial de Educação Profissional de Dias d'Ávila, a média geral alcançada foi de 488,13 pontos. Já entre as 11 escolas estaduais de Camaçari, destaca-se o Colégio Estadual Polivalente, que obteve média de 500,27 pontos, um desempenho muito acima da média das escolas estaduais de Mata de São João, bem ainda abaixo da média regional.
Segundo dados do Governo Federal, a média nacional do Enem 2024 aumentou em relação à edição de 2023. Os resultados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep em janeiro, revelam uma pontuação média de 546 pontos, considerando todas as áreas do conhecimento avaliadas. Isso representa uma diferença de aproximadamente 70 pontos em relação à média das escolas estaduais de Mata de São João, evidenciando uma disparidade preocupante no desempenho educacional.
Quais podem ser as causas desse baixo desempenho na rede estadual de ensino de Mata de São João?
De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, divulgados pelo G1, na Bahia, os números apontaram que 1% dos alunos da rede pública tiveram nível de aprendizagem satisfatório em matemática, registrando um aumento de 2% em dois anos.
Já em relação à analise de desempenho em língua portuguesa por alunos do 3º ano na rede pública, o resultado é de 22% de adequação. A análise do Iede também revelou que as desigualdades educacionais por raça e por renda aumentaram entre 2021 e 2023. Ao todo, 5% dos estudantes brancos da rede pública tiveram nível de aprendizagem adequado em matemática e 31% em língua portuguesa. Já os estudantes pretos alcançaram 2% em matemática e 19% em português.
Veja a nota emitida pela Secretaria de Educação do Estado ao G1:
"A Bahia despontou como a quarta rede pública que mais aprovou estudantes no ENEM 2025, posicionando-se como o terceiro estado que mais inseriu jovens em universidades públicas. Um outro aspecto não considerado pela pesquisa é o crescimento contínuo da Bahia nas últimas três edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação.
É importante destacar que a pandemia impactou fortemente as aprendizagens, impondo desafios como o isolamento social, a adaptação às aulas remotas e diversas dificuldades emocionais e pedagógicas. Em resposta a esse cenário, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) implantou, em 2023, o Programa de Gestão da Aprendizagem, um conjunto de ações voltadas à recomposição das aprendizagens, à regularização do fluxo escolar e ao fortalecimento da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O programa inclui avaliações específicas, que monitoram os avanços e resultados das estratégias adotadas.
Paralelamente, a SEC desenvolve o Programa Mais Estudo, que concede bolsas mensais de R$ 150 a estudantes com bom desempenho acadêmico, para que atuem como monitores de seus colegas. A iniciativa visa apoiar a aprendizagem colaborativa e impulsionar a melhoria dos indicadores educacionais, com foco especial nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática."
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho