A posse da nova direção do PT de Mata de São João, realizada na última sexta-feira (1º), teve clima de renovação, mas também evidenciou divisões internas no partido. Com a presença de lideranças locais, militantes e até do deputado estadual Robinson Almeida, o evento serviu para marcar o novo rumo da legenda no município. No entanto, a ausência de nomes importantes do último pleito municipal chamou atenção e reforça o cenário de afastamento de parte das lideranças.
A principal ausência foi a de Paulo Henrique, ex-candidato a prefeito pelo PT em 2024. Ele não aparece em nenhuma das imagens oficiais divulgadas nas redes sociais, como a que traz a frase de impacto “PT inicia sua nova caminhada”. A foto reúne boa parte dos quadros históricos e atuais do partido, liderados agora pelo professor José, que tem ligação direta com Marquinhos, ex-presidente municipal da sigla e autor de uma publicação em tom de crítica e renovação.
Paulo Henrique já vinha se distanciando das lideranças locais desde o fim da eleição. Nos bastidores, pesa contra ele a articulação na reta final da campanha para eleger a vereadora Kennya Potência, hoje cercada por assessores com vínculos diretos com o ex-candidato. Desde então, ele manteve poucos contatos com o núcleo local petista e, atualmente, tenta se reaproximar via reuniões com lideranças estaduais, em busca de apoio para seus futuros candidatos a deputado, movimento que pode enfrentar resistência dentro da própria sigla.
Além de Paulo, dois outros ex-candidatos a vereador em 2024 também não compareceram ao evento: Jai de Tico e Daí do Baixio. As ausências dos três nomes reforçam a ideia de um realinhamento no PT de Mata, que agora busca se reposicionar com um novo projeto político e novos rostos.

Outro fato que agitou os bastidores foi a nomeação do ex-vereador Adelino Serqueira (professor Adelino) para um cargo de confiança na gestão do prefeito Bira, publicada no Diário Oficial nos últimos dias. A movimentação indica uma possível aproximação com o grupo político de João Gualberto e fortalece as especulações de que ele já esteja alinhado com esse novo campo político, apesar de ainda participar de decisões internas do PT.
Em meio a tantas movimentações, o evento da última sexta-feira deixou claro: o PT de Mata passa por um processo de reconstrução, onde antigas alianças estão sendo revistas e novas lideranças ganham protagonismo. A caminhada começou, mas o trajeto promete ser disputado.
Era Uma Vez…Brasil Estudantes de Camaçari e Mata de São João vivenciam história da Independência da Bahia em projeto de imersão cultural
Rito Cívico Mata de São João abre celebrações do 2 de Julho com revezamento do Fogo Simbólico
3 e 4 de julho Ceia Profética 2026 chega à 2ª edição e deve reunir milhares de fiéis em Praia do Forte
Nesta terça (30) Mais de 100 atletas participam do revezamento do Fogo Simbólico do 2 de Julho em Mata de São João
Mata de São João Prefeito Bira faz balanço positivo do São João de Mata e destaca organização da cidade
Mata de São João BPATAMO apreende drogas, simulacro de arma e prende suspeito durante ação em Curralinho