A terça-feira (19) foi marcada por civismo e emoção em Mata de São João. A cerimônia de Juramento à Bandeira, ato solene do serviço militar obrigatório, reuniu jovens em duas solenidades: uma na Câmara Municipal, na sede do município, e outra no Centro de Convenções de Praia do Forte. Esta foi a primeira vez em que o evento foi realizado no litoral.
Na Câmara Municipal, o plenário lotado foi testemunha do gesto coletivo dos compromitentes, que, com o braço erguido, prometeram fidelidade à Bandeira Nacional. A cena emocionou pais, responsáveis e autoridades, que acompanharam o momento de forte simbolismo patriótico.
Para o Tenente-Coronel Felipe Fernandez Cardoso, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 06/001, a cerimônia tem papel fundamental na formação dos jovens. “O juramento garante a regularização militar e abre portas para a vida civil, como acesso a concursos públicos, emissão de passaporte e ingresso na faculdade. É também, muitas vezes, o primeiro e único contato desses jovens com a vida militar, oportunidade em que reforçamos valores de respeito aos símbolos nacionais”, destacou.
Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito Paulo Bolinha, participou da solenidade e dirigiu palavras de incentivo aos jovens. Em seu discurso, ressaltou que a cerimônia simboliza não apenas a dispensa do serviço militar, mas também a reafirmação do papel de cada um como cidadão.
No período da tarde, a cerimônia seguiu em Praia do Forte, reunindo novos jovens em um ato igualmente solene. A descentralização foi celebrada pela comunidade, já que muitos moradores do litoral antes enfrentavam deslocamentos até a sede para participar da atividade obrigatória.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de vereadores e representantes do Executivo municipal.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João