O vereador Thiago Saraiva (União Brasil) foi entrevistado nesta quinta-feira (25), no programa É do Povo, e comentou sobre os processos judiciais envolvendo a cota de gênero nas eleições de 2020 em Dias d’Ávila. Os casos atingem diretamente o mandato da vereadora Imperatriz (PSD) e do vereador Joabe Palmeiras (PSB), ambos alvos de ações que podem resultar em cassação por supostas candidaturas femininas fictícias em seus partidos.
Thiago saiu em defesa dos colegas e afirmou que os parlamentares não podem ser punidos por uma situação que, segundo ele, foge da responsabilidade direta de quem disputa o pleito. “Os dois vereadores que se elegeram não têm culpa nenhuma, zero culpa. Com todo respeito à Justiça e ao Ministério Público, ainda não se discutiu o que vai acontecer com as pessoas que provocaram isso”, disse o parlamentar.
Durante a entrevista, o vereador citou exemplos de eleições anteriores para reforçar que desistências de candidatos e movimentações de bastidores já mudaram cenários políticos no município sem que houvesse responsabilização judicial. Ele mencionou o caso de Erenaldo dos Ônibus, candidato do PP que abandonou a disputa a poucos dias da eleição, resultando em mudanças no quadro da Câmara, mas sem sofrer qualquer punição.
Ao ser questionado pelo apresentador Luciano se a atual situação poderia ser vista como uma espécie de “caça às bruxas”, Thiago ponderou que o processo abre um precedente perigoso. Ele alertou que decisões desse tipo podem fragilizar o sistema democrático e gerar instabilidade política. “Se a gente for abrir precedente para toda eleição, qualquer desistência ou candidato que não consiga voto suficiente pode virar alvo de processo. Isso muda a história da política e pode colocar mandatos legítimos em risco”, concluiu.
No Genaro PM apreende drogas, balança de precisão e simulacro de arma em Dias d'Ávila
Dias d’Ávila Justiça rejeita ação de servidores da Câmara que alegavam perseguição política na gestão de Renato Henrique
Na Concórdia PM apreende drogas e equipamentos após confronto em Dias d’Ávila
Destaque Nacional Ciclista de Dias d’Ávila conquista ouro e bronze nos Jogos da Juventude 2026
Trânsito Caminhão se envolve em acidente na BA-093, em Dias d’Ávila; não há registro de feridos
No Parque 5 PM apreende cerca de 4,3 kg de drogas durante ação em Dias d’Ávila