Uma operação conjunta das forças de segurança de Santa Catarina resultou, nesta segunda-feira (26), na prisão de Leandro de Jesus Lima, conhecido como “Gordo”, condenado pelo assassinato de Marcus Raimundo Costa Araújo, crime ocorrido em 2018 no distrito de Amado Bahia, em Mata de São João.
A captura foi realizada por equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar do município de Timbó Grande (SC), após trabalho de inteligência e monitoramento. Segundo as autoridades, o foragido foi localizado trabalhando em um restaurante na área urbana da cidade catarinense. A abordagem ocorreu sem resistência.
Leandro havia sido condenado a 24 anos de prisão em regime fechado durante júri popular realizado em setembro de 2025, no Fórum Desembargador Francisco Pondé Sobrinho, em Mata de São João. Conforme apontado pelas investigações, ele participou diretamente da invasão à residência da vítima, que foi morta com disparos de arma de fogo e golpes de facão.
O Tribunal do Júri reconheceu que o homicídio foi triplamente qualificado, cometido por motivo torpe, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. De acordo com a investigação, Marcus Raimundo teria sido executado sob suspeita de colaborar com a polícia em apreensões de armas ligadas a uma facção criminosa.
Além da pena de prisão, a sentença também determinou o pagamento de R$ 50 mil de indenização à família da vítima. Na ocasião do julgamento, Leandro não compareceu ao tribunal e foi representado apenas pela defesa, passando a ser considerado foragido da Justiça baiana.
Após os procedimentos legais na Delegacia de Polícia Civil de Santa Catarina, o condenado foi encaminhado ao sistema prisional catarinense, onde permanecerá à disposição da Justiça da Bahia até o recambiamento definitivo.
Cinema Cine SEMPS terá sessão gratuita de “Wall-E” na Casa da Cultura
Eleições 2026 Paulo Azi e Rosemberg Pinto lideram votação para deputado em Mata de São João
Eleições 2026 Mata de São João: votação expõe força das lideranças e divide cenário entre governo e oposição
Eleições 2026 Madrugada de eleição termina em confusão entre vereadores de Mata de São João no Jardim Imbassaí
Eleições 2026 Márcia Dias vê crescimento de ACM Neto, mas lembra tradição petista na Bahia
Eleições 2026 Comitê de Rosemberg Pinto é lacrado pela polícia em Mata de São João