Segunda, 05 de Outubro de 2026 13:54
(71) 99663.6360
Mata de São João Legislativo

Vereadores aprovam implantação da política de segurança alimentar em Mata de São João

Além da aprovação do projeto que cria os componentes municipais do SISAN, vereadores deram aval, em primeira votação, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027

05/06/2026 20h19
Por: Luana Velloso
Foto: Danilo Haack / Gecom Câmara Matense
Foto: Danilo Haack / Gecom Câmara Matense

A Câmara Matense aprovou esta semana, o Projeto de Lei nº 16/2026, que cria os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em Mata de São João. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi apreciada em regime de urgência especial e estabelece a estrutura responsável pela formulação e execução das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no município.

O projeto organiza a atuação municipal na área por meio da criação de instrumentos de gestão e participação social voltados à garantia do direito à alimentação adequada. Entre as medidas previstas estão a instituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com a aprovação, Mata de São João passa a contar com uma estrutura própria para desenvolver, coordenar e monitorar ações relacionadas à segurança alimentar, fortalecendo a integração entre diferentes áreas da administração pública e a participação da sociedade civil na definição das políticas do setor.

A proposta também possibilita a adesão formal do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ampliando as condições para participação em programas, projetos e iniciativas voltadas ao combate à insegurança alimentar e à promoção da alimentação saudável.

Durante a mesma sessão extraordinária, os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 17/2026, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 159 mil para adequações orçamentárias na estrutura administrativa municipal.

Antes da sessão extraordinária, os parlamentares participaram da 14ª Sessão Ordinária, quando foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 15/2026, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2027. A matéria estabelece as metas e prioridades da administração municipal e orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual do próximo ano.

A sessão ordinária também contou com a apresentação e discussão de indicações voltadas à mobilidade urbana, infraestrutura, turismo, esporte, valorização cultural, segurança digital e proteção às mulheres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.