Gabriel Medina ficou com o vice-campeonato da etapa de Cloudbreak, em Fiji, após ser derrotado pelo americano Cole Houshmand por 16,87 a 15,17 na final desta quarta-feira (2). O brasileiro alcançou a nota máxima de 10,00 em um tubo durante a decisão, mas não conseguiu encontrar outra onda suficiente para recuperar a liderança. Com o resultado, Medina permanece na quarta colocação do ranking mundial.
Houshmand começou a final na frente, com notas 8,50 e 6,33, enquanto Medina marcou 5,17 e 4,33 nas primeiras ondas. Depois de cerca de 25 minutos de bateria, o brasileiro encontrou um tubo perfeito e recebeu 10,00, passando à liderança. O americano, porém, respondeu com uma onda avaliada em 8,37 e voltou à frente, fechando o somatório em 16,87. Medina precisava de 6,87 para virar, mas não conseguiu encontrar uma onda com pontuação suficiente até o fim da bateria.
Antes da decisão, Medina havia avançado pelas quartas de final e semifinal com atuações de destaque. Nas quartas, derrotou o francês Kauli Vaast, campeão olímpico, por 15,66 a 7,33, com uma onda de 9,33 na qual completou três tubos. Na semifinal, superou o americano Griffin Colapinto por 19,04 a 14,57, com notas 9,77 e 9,27.
O vice em Fiji mantém Medina entre os cinco primeiros colocados do Circuito Mundial. O brasileiro está em quarto, com 38.610 pontos, atrás de Italo Ferreira, líder com 43.250, Leonardo Fioravanti, segundo com 41.015, e Yago Dora, terceiro com 38.695. Miguel Pupo completa o top 5. A próxima etapa será disputada em Trestles, na Califórnia, entre 11 e 20 de setembro.
Houshmand conquistou em Cloudbreak o primeiro título da carreira em Fiji. O americano chegou à final depois de eliminar Yago Dora nas quartas de final, por 16,13 a 13,27, e Leonardo Fioravanti na semifinal, por 17,10 a 11,33.
No feminino, a canadense Erin Brooks, de 19 anos, conquistou o título da etapa após a desistência da australiana Isabella Nichols. A final não foi disputada porque Nichols lesionou o tornozelo esquerdo durante a semifinal contra a costarriquenha Brisa Hennessy. Brooks havia eliminado a havaiana Carissa Moore, líder do ranking, na semifinal por 11,84 a 9,97.
Com o encerramento da etapa de Fiji, o Brasil mantém quatro surfistas entre os cinco primeiros colocados do ranking masculino: Italo Ferreira, Yago Dora, Gabriel Medina e Miguel Pupo. A próxima parada do Circuito Mundial será em Trestles, nos Estados Unidos, a partir de 11 de setembro.
Luto no Futebol Ex-jogador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Dias morre aos 59 anos
Futebol Vitória x Chapecoense: veja onde assistir, escalações e arbitragem pelo Brasileirão
Decisão Bahia suspende contratos com bets após proibição e afeta modalidades
Eleições 2026 Ex-Bahia é eleito deputado estadual; veja ex-jogadores eleitos em 2026
Brasileirão Palmeiras deve enfrentar Bahia com dois desfalques de peso; veja quem
Resposta Presidente da Federação Portuguesa quebra silêncio sobre polêmica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus