Após dois meses consecutivos de queda, a produção industrial baiana registrou aumento de 3,5% na passagem de outubro para novembro. A Bahia apresenta a segunda maior taxa do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo (5,8%), e bem acima da média nacional (0,2%).
Os dados divulgados ontem são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores contribuições para esse aumento vieram dos setores de produtos químicos (29,9%) e veículos (30,8%). Outros setores também apresentaram resultados positivos, como Indústrias Extrativas (17,5%) e Produtos Alimentícios (5,5%).
Apesar do resultado positivo em novembro, alguns setores da indústria apresentaram queda. Os produtos derivados de petróleo e biocombustíveis tiveram queda de 28,2%. Essa foi a principal influência negativa do período, que se explica pela menor produção de óleo diesel, gasolina automotiva e óleos combustíveis. Em relação a novembro de 2016, a indústria baiana teve um acréscimo de 0,8%. No entanto, o índice acumulado de janeiro a novembro de 2017 apontou uma queda de 2,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa baiana apresentou recuo de 3,2% em novembro de 2017, mantendo o comportamento de redução na intensidade de queda iniciado em junho (-8,6%). De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a lenta recuperação da economia brasileira em 2017, com diminuição na taxa de juros, favoreceu uma pequena melhora no ambiente de trabalho e resultados positivos no PIB trimestral. “Isso tem contribuído positivamente para a evolução no ritmo da indústria nacional. As incertezas no ambiente econômico e político diminuíram, e isso afeta diretamente as decisões de investimento e consumo”, explicou a Fieb em nota.
Neste domingo (4) Eleições 2026: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação
Entenda Conta de luz fica mais barata em outubro com bandeira verde
Oportunidades IBGE autoriza seleção para mais de 27 mil recenseadores temporários
Após 20 dias Greve da Caixa chega ao fim após decisão do TST
Governo Lula Fila do INSS explode e chega a quase 3 milhões de pedidos em análise
Assistência Social Beneficiários com NIS de final 0 recebem Bolsa Família de setembro