O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na tarde de ontem (27), que recebeu com "extrema indignação" e "repulsa" as mensagens trocadas em chats privados por procuradores da força-tarefa da Lava Jato que ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, sua mulher, bem como seu luto pela perda do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá. As conversas foram entregues por fonte anônima ao site The Intercept Brasil e analisadas em parceria com o portal UOL.
Por meio de nota enviada ao portal, Lula disse que os procuradores "referem-se de forma debochada e até desumana" às mortes de seus entes queridos. Ele afirma, ainda, que o dia de ontem foi "um dos momentos mais tristes" na prisão. Lula disse não imaginar até então que "o ódio que nutriam" contra ele "chegasse a esse ponto". "Peço a Deus que ilumine essa gente, que poupe suas almas de tanto ódio, rancor e soberba", diz a nota.
Ontem, a procuradora Jerusa Viecili publicou nas redes sociais um pedido de desculpas por ironizar a morte de Marisa Letícia.
Leia a íntegra da nota:
"Confesso que foi um dos mais tristes momentos que passei nessa prisão em que me colocaram injustamente. Foi como se tivesse vivido outra vez aqueles momentos de dor, só que misturados a um sentimento de vergonha pelo comportamento baixo a que algumas pessoas podem chegar.
Há muito tempo venho dizendo que fui condenado por causa do governo que fiz e não por ter cometido um crime sequer. Tenho claro que Moro, Deltan e os procuradores agiram com objetivo político, pois me condenaram sem culpa e sem prova, sabendo que eu era inocente.
Mas não imaginava que o ódio que nutriam contra mim, contra o meu partido e meus companheiros, chegasse a esse ponto: tratar seres humanos com tanto desprezo, como se não tivessem direito, no mínimo, ao respeito na hora da morte. Será que eles se consideram tão superiores que podem se colocar acima da humanidade, como se colocam acima da lei?
Peço a Deus que ilumine essa gente, que poupe suas almas de tanto ódio, rancor e soberba. Quanto aos crimes que cometeram contra minha família e contra o povo brasileiro, tenho fé que, deles, um dia a Justiça cuidará".
Gestão Municipal Pesquisa aponta que gestão de Augusto Castro tem 79,9% de aprovação em Itabuna
Justiça Por ordem de Moraes, PF faz busca por armas na casa de Bolsonaro
Proteção Infantil Senado aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais digitais contra crianças e adolescentes
Justiça Moraes dá 10 dias para PF ouvir Flávio em caso de calúnia contra Lula
EUA x Brasil Flávio pede aos EUA que desistam do tarifaço: “Pior momento possível”
Justiça Exército entrega armas de Bolsonaro à PF e informa falta de duas