Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, como mostram dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mesmo sendo a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino, com cerca de 14 mil óbitos por ano, pouco é feito para previnir a doença, já que metade dos brasileiros nunca foram a um urologista.
“Infelizmente ainda há muito bloqueio por parte do público masculino em relação ao exame do toque retal. Felizmente, isso tem melhorado um pouco ao longo dos anos. Associado a esse tabu, de ser um exame um pouco mais evasivo, de mexer com a parte da sexualidade masculina, o homem acaba ficando com um pouco mais de receio de ir ao médico”, explicou Felipe Costa, médico urologista do Hospital do Homem, em São Paulo.
Segundo ele, a única forma segura de prevenir a doença é a consulta clínica, com todos os homens a partir dos 50 anos realizando o exame anualmente, e grupos de maior risco, como negros e indivíduos que têm histórico familiar de câncer de próstata abaixo dos 60 anos, fazendo acompanhamento a partir dos 40 a 45 anos.
Grave acidente Carretas colidem na BR-101, em Alagoinhas; motorista fica preso às ferragens
Saúde Em apenas um ano, tirzepatida, do Mounjaro, chega ao 2º lugar entre os medicamentos que mais faturaram no Brasil
Combate ao crime Bahia transfere cinco líderes de facções para presídios federais de segurança máxima
Proteção Infantil Braskem amplia mobilização de fornecedores contra exploração sexual infantil nas estradas
Tragédia na Estrada Polícia Civil identifica sete vítimas fatais de acidente com ônibus na Chapada; soldado é sepultado neste domingo
Polêmica Fila da regulação vira alvo de protesto contra Jerônimo em Senhor do Bonfim