A Anatel em conjunto com o Cenad e as operadoras de TV ampliaram as formas de alertas de desastres. Agora, além do serviço de alerta por SMS, os brasileiros contam com avisos enviados pelas operadoras de TV por assinatura. Esse projeto chega na sua fase final, estando disponível nas regiões sul, sudeste, centro oeste e norte do país e agora nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os alertas aparecerão, durante a programação, na tela do cliente por 10 segundos através de avisos pop-up, ou seja, como imagem sobreposta, permitindo aos usuários fecharem o aviso. As operadoras Sky, Oi, Vivo, Claro (NET) e NossaTV estão participando desse projeto que tem como objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos.
Os usuários de TV por assinatura serão avisados sobre o início das notificações pelo envio de mensagens de pop-up com o texto: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!”. Não é necessário que o cidadão se cadastre para receber os alertas e não será possível bloquear o recebimento. Para mais informações sobre os alertas de desastres: https://bit.ly/2EAAgF2
Combate ao crime Bahia transfere cinco líderes de facções para presídios federais de segurança máxima
Proteção Infantil Braskem amplia mobilização de fornecedores contra exploração sexual infantil nas estradas
Tragédia na Estrada Polícia Civil identifica sete vítimas fatais de acidente com ônibus na Chapada; soldado é sepultado neste domingo
Polêmica Fila da regulação vira alvo de protesto contra Jerônimo em Senhor do Bonfim
TRAGÉDIA NA ESTRADA Ônibus tomba na BR-122 e deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia