Foi publicada na edição desta segunda-feira (6/1) do Diário Oficial da União (DOU) a Portaria n.º 14 que estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade). Além de anunciar a data de aplicação das provas, o documento também lista os cursos que deverão fazer parte da avaliação. O Enade 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas de conhecimento.
As provas para os concluintes dos cursos de graduação, licenciatura e tecnólogo estão marcadas para 22 de novembro. Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Os editais da avaliação com cronograma, prazos, procedimentos técnicos e as responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes devem ser publicados em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração das provas e a aplicação do exame
O exame é componente curricular obrigatório que deve ser prestado pelo aluno que vai se formar. As instituições realizam o Relatório de Estudantes em Situação Regular, que é atestado pelo Inep. A não realização da prova impede a colação de grau e a emissão do diploma do estudante.
Áreas habilitadas para o Enade 2020
- Grau de licenciatura
Artes visuais
Ciência da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química
- Grau de bacharelado
Ciências da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Design
Educação física
Filosofia
Geografia
História
Química
Sistemas de informação
- Grau de tecnólogo
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores
Combate ao crime Bahia transfere cinco líderes de facções para presídios federais de segurança máxima
Proteção Infantil Braskem amplia mobilização de fornecedores contra exploração sexual infantil nas estradas
Tragédia na Estrada Polícia Civil identifica sete vítimas fatais de acidente com ônibus na Chapada; soldado é sepultado neste domingo
Polêmica Fila da regulação vira alvo de protesto contra Jerônimo em Senhor do Bonfim
TRAGÉDIA NA ESTRADA Ônibus tomba na BR-122 e deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Camaçari Projeto Democracia na Medida leva formação cidadã a 86 adolescentes em unidades socioeducativas da Bahia