A Câmara dos Deputados tem até o próximo domingo (16) para aprovar a medida provisória 895, do Ministério da Educação, que criou a carteirinha de estudante digital. O documento foi adotado pelo governo com tom assumido de retaliação às entidades estudantis, que cobram para fornecê-lo.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o prazo é uma prova de força do ministro Abraham Weintraub, já que os parlamentares realizam votações importantes apenas às terças e quartas-feiras. Se não for apreciada, a medida caduca, perde a validade e só poderá ser reeditada em 2021. Cerca de 258 mil carteirinhas digitais já emitidas deixariam de ter amparo legal.
O prazo apertado coincide com a insatisfação já demonstrada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com a gestão de Weintraub, após os erros na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O democrata declarou que o perfil agressivo do ministro atrapalha o Brasil.
“Eu só trabalho com bandeira branca. O problema é que o grupo que o ministro representa é a bandeira do ódio. E eu não posso negociar com quem tem a bandeira do ódio de forma permanente atacando e agredindo as pessoas em redes sociais”, declarou Maia.
Quadro Atualizado Roberta Roma deixa unidade semi-intensiva e é transferida para quarto em Salvador
Calendário Alterado A 6 dias da eleição, governo antecipa pagamento para todos os beneficiários do Bolsa Família
Em São Paulo Deputado estadual Marcelo Aguiar é detido após disparo em bar
Justiça TSE dá 24 horas para Meta dar informações sobre igualdade de campanhas
Eleições 2026 André Janones é internado na UTI após arritmia cardíaca depois de debate entre Lula e Flávio
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro tem 50,3% e Lula, 49,7% dos votos válidos, aponta BTG/Nexus a seis dias do 2º turno